O programa de recolhimento anual de embalagens vazias tríplices lavadas de agrotóxicos do setor fumageiro prossegue com suas atividades. Iniciada no mês de setembro, a atual etapa está beneficiando os produtores de tabaco de 45 municípios gaúchos, 34 da região sul e 11 do litoral norte.
Na segunda-feira, dia 26, e na terça-feira, dia 27, a coleta atinge os municípios de São Jerônimo e Charqueadas. Em Amaral Ferrador e Encruzilhada do Sul, o procedimento ocorre entre 28 de novembro e 3 de dezembro. Os produtores de Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul e Tapes serão atingidos nos dias 4 e 5 de dezembro. Em Camaquã e Arambaré, a coleta ocorre de 6 a 14 de dezembro. Depois disso, a etapa vai prosseguir na primeira quinzena de janeiro do próximo ano, atingindo as demais comunidades.
O programa de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos é promovido desde o ano 2000 pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas e tem o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A coleta do setor contribui no cumprimento do artigo 53, do Decreto 4.074, de 4 de janeiro de 2002, que determina que os usuários de agrotóxicos e afins devem efetuar a devolução das embalagens vazias e respectivas tampas aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, observadas as instruções constantes dos rótulos e das bulas, no prazo de até um ano, contado da data de sua compra. O trabalho permite, também, o acolhimento de embalagens utilizadas na produção de outras culturas agrícolas.
Além de proporcionar comodidade aos produtores de tabaco, que têm o privilégio de entregar seus recipientes em pontos próximos de suas propriedades, a coleta proporciona a entrega de recibos no ato do recebimento, documentos considerados fundamentais para apresentação aos órgãos de fiscalização ambiental. A relação completa dos pontos de coleta, localidades, datas e horários podem ser vistos no endereço www.sinditabaco.com.br.