Search
Hoje na História

Hoje na História – 24 de Julho – Ruínas de Machu Pichu são descobertas

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na História - 24 de Julho - Ruínas de Machu Pichu são descobertas. Foto: Divulgação/Internet
Hoje na História - 24 de Julho - Ruínas de Machu Pichu são descobertas. Foto: Divulgação/Internet

Hoje na História traz nesta quarta-feira (24), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 24 de julho, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1911, quando foram descobertas as ruínas de Machu Pichu, no Peru.

No dia 24 de julho de 1911, o arqueólogo estadunidense Hiram Bingham descobriu as ruínas de Machu Picchu, no Peru. Construída pelo povo inca no alto de uma montanha no século XV, a cidade peruana se encontra nas encostas orientais da parte central da Cordilheira dos Andes. Desde 1983, o local é considerado Patrimônio Mundial da Unesco. Em julho de 2007, Machu Picchu foi eleita uma das novas maravilhas do mundo, durante uma cerimônia em Lisboa, em Portugal.

 

1823 – Trava-se a Batalha de Naval de Maracaibo

Conhecida como “A Batalha Naval do Lago”, o confronto do Lago de Maracaibo aconteceu no dia 24 de julho de 1823, no atual estado de Zulia, na Venezuela. A batalha foi extremamente importante para o país, pois foi através dela que a independência venezuelana da Espanha foi conquistada pela ação das campanhas navais independentistas. Neste embate, as forças da Venezuela enfrentaram a esquadra republicana da Colômbia, dirigida pelo Almirante José Prudencio Padilla, comandante do terceiro departamento da Marinha e das operações sobre Zulia, e a esquadra realista da Espanha, liderada pelo capitão Ángel Laborde e Navarro, Comandante do Apostadero de Porto Cabelo e segundo chefe da armada espanhola sobre Costa Firme. Como resultado, a vitória ficou com a Colômbia.

1911 – Nasce Elisa Lispector, escritora brasileira

Na cidade de Sawranh, na Ucrânia, em 24 de julho de 1911 nascia a escritora Elisa Lispector. Irmã da também escritora Clarice Lispector, Elisa e sua família deixaram a Rússia durante a Revolução de 1917 e da perseguição contra os judeus. Em 1920, eles se mudaram para o Brasil, chegando na cidade de Maceió, mas em 1925 toda a família se mudou para Recife. Anos mais tarde, a escritora foi para o Rio de Janeiro e já nessa época, ela colaborava com publicações literárias. O primeiro romance publicado por Elisa foi “Além da Fronteira”, em 1945 e nos anos seguintes vieram livros como “O Muro de Pedras”, “Sangue no Sol”, entre outros. Elisa foi a responsável por obras que tinham como principal característica a valorização dos sentimentos interiores e a ruptura com a trama factual. A escritora morreu no dia 6 de janeiro de 1989, no Rio de Janeiro.

Foto: Internet/Wikipedia
Foto: Internet/Wikipedia

1911 – Ruínas de Machu Pichu são descobertas no Peru.

O arqueólogo estadunidense Hiram Bingham descobriu as ruínas de Machu Picchu, no Peru em 24 de julho de 1911. Construída pelo povo inca no alto de uma montanha no século XV, a cidade peruana se encontra nas encostas orientais da parte central da Cordilheira dos Andes. Desde 1983, o local é considerado Patrimônio Mundial da Unesco e em julho de 2007, Machu Picchu foi eleita uma das novas maravilhas do mundo, durante uma cerimônia em Lisboa, em Portugal. Atualmente, a cidade é considerada uma uma obra-prima mundial por sua arquitetura e engenharia e virou uma das atrações turísticas mais populares do planeta.

 

2019 – Boris Johnson toma posse como primeiro-ministro do Reino Unido 

O líder do Partido Conservador, Boris Johnson assumiu o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido em 24 de julho de 2019. Com a renúncia de Theresa May em 7 de junho de 2019 após diversos embates com o Parlamento Britânico pela saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit, Johnson venceu a disputa pelo cargo através da votação entre os 160 mil afiliados do Partido Conservador. Membro do Parlamento desde 2015, com o seu primeiro mandato entre 2001 e 2008, Boris também foi prefeito de Londres de 2008 a 2016 e Secretário de Relações Exteriores entre 2016 e 2018. No seu discurso de posse, Johnson alegou que o Brexit era uma decisão do povo inglês.

 

Datas Comemorativas Hoje na História

  • Dia dos Primos

Aniversariantes Hoje na História

Jennifer Lopez: 55 anos, é uma atriz e cantora estadunidense. Iniciou a sua carreira como dançarina, mas no final dos anos 1990 ela conseguiu o papel principal na cinebiografia “Selena”, que contava a história da cantora Selena Quintanilla.

Rainer Cadete: 37 anos, é um ator e cantor brasileiro. Atuando no cinema e na televisão, o ator ficou conhecido pelos seus papéis nas novelas da Rede Globo, como “Êta Mundo Bom!”, “Dona do Pedaço” e “Verdades Secretas II”.

Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.

Confira o Hoje na Histórias e outras informações no canais da Rádio Acústica FM

Tags: Boris Johnson, Elise Lispector, hoje na historia, Machu Pichu