Search
Hoje na História

Hoje na História – 25 de Julho – Mussolini é preso na Itália

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Design sem nome

Hoje na História traz nesta quinta-feira (25), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 25 de julho, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1943, quando o ditador Benito Mussolini foi retirado do poder e preso na Itália.

No dia 24 de julho de 1943, o ditador facista italiano Benito Mussolini, era retirado do poder após uma votação do seu próprio Grande Conselho Facista. Mussolini foi preso após sair de uma reunião com o rei Vittorio Emanuele da Itália, onde teria sido dito a ele que a guerra estava perdida, e o Duce teria aceitado a situação de forma passiva, o que era incomum para ele.

0306 – Constantino é proclamado imperador romano

Considerado um dos fundadores do Império Romano do Oriente, Constantino I – ou Constantino Magno -, foi proclamado como imperador romano por suas tropas em 25 de julgo de 306. Vencedor de guerras civis contra outros imperadores, como Licínio e Magêncio, ele também se saiu vitorioso de combates contra francos, alamanos, visigodos, entre outros povos. Em honra a sua grande figura, a capital do Império Bizantino – que posteriormente seria capital do Império Romano por mil anos – foi batizada de Constantinopla. Constantino foi imperador até o dia da sua morte em 22 de maio de 337.

 

1943 – Mussolini é retirado do poder e preso na Itália

Após uma votação do Grande Conselho Facista, o ditador Benito Mussolini foi retirado do poder em 25 de julho de 1943. Durante a noite entre os dias 24 e 25 de julho, os membros do conselho facista se reuniram para discutir o futuro da Itália perante a Segunda Guerra Mundial. Porém, enquanto todos os membros estavam nervosos sobre contrariar o seu líder, Mussolini estava em uma época tensa, visto que estava doente e cansado das pressões após diversas derrotas militares seguidas. Dino Grandi, membro ativo do conselho, argumentou na reunião que a ditadura havia conduzido à Itália à beira de um desastre militar, graças aos incompetentes que haviam sido elevados ao poder e que grande parte da população foi alienada.

Dessa forma, uma votação para transferir o parte do poder do Duce para o rei foi feita e Mussolini foi conivente com o resultado. Depois da reunião, o líder facista se reuniu com o rei Vittorio Emanuele para repassar as novas informações sobre a guerra, inclusive de que a guerra estava perdida para os italianos. Ao sair da reunião, Mussolini foi preso pela polícia e o povo italiano sentiu grande alívio. Não houveram tentativas de resgatá-lo na ilha de Ponza, onde foi encarcerado, porém, agora, uma grande dúvida pairava sobre a Itália que era: continuar lutando ao lado do eixo alemão ou apresentar a rendição aos Aliados.

 

1978 – Nasce o primeiro bebê de proveta do mundo

Na Inglaterra, em 25 de julho de 1978, nascia a primeira pessoa do mundo concebida a partir de fertilização in vitro. Batizada de Louise Joy Brown, o nascimento da bebê britânica foi cercado de muita controvérsia e ela precisou passar por diversos exames após o nascimento para comprovar que a fertilização in vitro poderia ser considerado um método seguro de reprodução humana. Também conhecida como “Bebê de Proveta”, o procedimento consistem em um instrumento de laboratório, que une os gametas masculinos (espermatozoides) e femininos (óvulo) por procedimentos técnicos, podendo ocorrer dentro do corpo feminino ou fora dele.

1992 – O Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha
Durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana, em 25 de julho de 1992, foi criado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha pela ONU (Organização das Nações Unidas). O grande objetivo da organização em proclamar esse dia, era lembrar a luta e a resistência dessas mulheres contra o racismo, a violência, o machismo, a discriminação e o preconceito que elas ainda são vítimas. No Brasil, a data também é utilizada como uma homenagem à Tereza de Benguela, ou “Rainha Tereza”, que liderou o Quilombo de Quariterê. De acordo com documentos do século XVIII, o quilombo de Tereza abrigava mais de 100 pessoas, entre indígenas e negros, no Vale do Guaporé, Mato Grosso. A comunidade que resistiu até a década de 1730 se destacou pela organização feita pela rainha, ao criar uma espécie de Parlamento, um sistema de defesa, cultivo de alimentos e produção de tecidos. Tereza morreu em 1770, mas não há registros certos sobre a causa de sua morte.
Foto: Divulgação/Internet.
Foto: Divulgação/Internet.

Datas Comemorativas Hoje na História

  • Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

Aniversariantes Hoje na História

Matt LeBlanc: 56 anos, é um ator estadunidense. Ele ficou mundialmente famoso através do seriado “Friendes”, onde interpretou um dos protagonistas, o aspirante a ator Joey Tribbiani.

Guilherme Briggs: 53 anos, é um dublador brasileiro. Com uma carreira extensa, Briggs é a voz oficial de personagens como “Mickey” da Disney, “Superman” dos filmes de Zack Snyder, “Buzz Lightyear” de “Toy Story”, entre outros.

Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.

Confira o Hoje na Histórias e outras informações no canais da Rádio Acústica FM

Tags: Bebê de Proveta, Constantino, Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, hoje na historia