Search

JTI inaugura fábrica de R$ 80 milhões em Santa Cruz do Sul

img_17869_foto_1.jpg

A JTI confirmou para o próximo dia 26 a inauguração da sua nova plantra industrial em Santa Cruz do Sul. A fabricante de cigarros pertence ao grupo japonês, que investiu cerca de R$ 80 milhões no Rio Grande do Sul.

Com dez mil metros quadrados de área e três linhas de produção, a previsão é que, até 2020, a estrutura seja capaz de produzir mais de 4 bilhões de cigarros ao ano. No Brasil, a empresa comercializa as marcas Camel e Winston.

Ao todo, o investimento gerou 80 empregos. Destes, 50 funcionários foram treinados em países como Rússia, Romênia, Ucrânia, Polônia e Suíça. Entre os funcionários treinados no exterior, estão operadores, engenheiros mecânicos e eletrônicos. Muitos deles nunca haviam viajado de avião. A seleção contou com cerca de 4 mil candidados. 

A empresa já tinha uma unidade em Santa Cruz do Sul, a JTI Processadora, que realizava somente as etapas de produção, compra, processamento e exportação do tabaco em folha. De lá, o tabaco seguia para a filial da Alemanha, onde os cigarros eram produzidos. 

A JTI tem sede na Suíça, e integra o Grupo Japan Tobacco, que, por sua vez, é japonês. A companhia chegou ao país em 2000, quando começou a comercializar uma de suas marcas. Em 2009, começou a operação de fumo em folha após adquirir a Kannenberg e a KBH&C, em Santa Cruz do Sul. A unidade do município gaúcho é a primeira fábrica de cigarros da empresa na América Latina.