Search
[adsforwp-group id="156022"]
Hoje na História

Hoje na História – 7 de Agosto – Criada Lei Maria da Penha

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na História - 7 de Agosto - Criada Lei Maria da Penha. Foto: Divulgação/Internet
Hoje na História - 7 de Agosto - Criada Lei Maria da Penha. Foto: Divulgação/Internet

Hoje na História traz nesta quarta-feira (07), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 07 de agosto, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 2006, quando a Lei Maria da Penha foi sancionada.

No dia 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha foi sancionada no Brasil. Com o objetivo de aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos, a lei é normalmente aplicada aos homens que agridem fisicamente ou psicologicamente uma mulher dentro de uma relação e/ou ambiente familiar. A lei possui o nome de Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de violência doméstica que ficou paraplégica após duas tentativas de assassinato. A luta de Maria pela condenação do agressor inspirou a criação da lei. Sancionada no mês de agosto, a Lei 11340 entrou em vigor em todo o país em 22 de setembro de 2006.

 

1876 – Nasce a dançarina Mata Hari, condenada à morte por espionagem

Nascida Margaretha Geertruida Zelle, em 7 de agosto de 1876, Mata Hari foi uma famosa bailarina condenada à morte por espionagem e executada na Primeira Guerra Mundial. Em 1917, Hari foi submetida a um julgamento na Frande, acusada de ser uma agente dupla para a Alemanha. Apesar de não terem provas concretas, a bailarina foi considerada culpada e executada pelo pelotão de fuzilamento francês. Nos relatos da sua execução, é dito que Hari lançou um beijo de despedida aos executores e 4 dos 12 disparos atingiram o seu corpo, sendo o fatal direto no seu coração. Por ser condenada pelo governo, o seu corpo não foi enterrado e passou a fazer parte dos estudos de anatomia de estudantes de medicina da época. A cabeça de Mata Hari ficou em exposição no Museu dos Criminosos da França até 1958, quando foi roubada.

 

1942 – Nasce Caetano Veloso
Em 7 de agosto de 1942, Caetano Veloso nascia em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Cantor, produtor, músico, arranjador e escritor brasileiro, Veloso começou a deixar a sua marca na música brasileira na década de 1960, com o compacto “Cavaleio/Samba em Paz”. Irmão da também cantora Maria Bethânia, Caetano passou a participar de diversos programas e festivais de música popular junto de figuras como Gal Costa e Gilberto Gil. Seu primeiro LP, “Domingo” foi lançado em 1967, junto de Gal, iniciando o movimento do Tropicalismo na indústria. Com a Ditadura Militar no país, Veloso foi preso pelos militares e exilado para Londres, na Inglaterra. Ao voltar ao Brasil, lançou o álbum “Transa” em 1972 e anos mais tarde fundou o grupo ‘Doces Bárbaros’, ao lado de Bethânia, Gil e Gal. Com mais de 50 discos lançados, Caetano Veloso é um dos maiores artistas brasileiros ainda em atividade no país.
Caetano Veloso completa 81 anos hoje. Foto: Divulgação/Internet.
Caetano Veloso completa 81 anos hoje. Foto: Divulgação/Internet.

1944 – Volkswagen para produção durante a Segunda Guerra Mundial

A montadora Volkswagen, em 7 de agosto de 1944, sofreu uma ameaça de bombardeio na sua fábrica durante a Segunda Guerra Mundial e suspendeu a produção do seu maior modelo, o Fusca. Contratado pelo Terceiro Reich da Alemanha para fabricar um carro pequeno e acessível para a população alemã, Ferdinand Porsche criou o Fusca, em 1939. Porém, alguns meses após o início da produção, a Alemanha invadiu a Polônia, iniciando a segunda grande guerra. Com o fim do conflito, a Alemanha foi dividida entre a União Soviética e a trindade da França, Estados Unidos e Reino Unido. Pela localidade, a Volkswagen passou a ter controle britânico, que retomou a produção do Fusca em dezembro de 1945.

 

2006 – Lei Maria da Penha é sancionada 

No dia 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha foi sancionada no Brasil. Com o objetivo de aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos, a Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006. Aplicada aos homens que agridem fisicamente ou psicologicamente uma mulher dentro de uma relação e/ou ambiente familiar, a lei possui o nome de Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de violência doméstica durante os 23 anos. O seu agressor tentou assassiná-la duas vezes no ano de 1983, resultando na sua paraplegia em uma das tentativas. A luta de Maria pela condenação do agressor inspirou a criação da lei. Sancionada no mês de agosto, a lei entrou em vigor no país em 22 de setembro de 2006 e no dia seguinte, um homem foi preso por tentar estrangular a sua ex-esposa.

 

Datas Comemorativas Hoje na História

  • Dia Nacional do Documentário Brasileiro

Aniversariantes Hoje na História

Vera Holtz: 70 anos, é uma atriz brasileira. Iniciando a sua carreira no teatro em 1975, a partir dos anos 1980 Holtz fez a sua estreia na TV brasileira e participou de novelas como “Vamp”, “Passione”, “Avenida Brasil”, entre outras.

Charlize Theron: 48 anos, é uma atriz sul-africana. Theron ganhou o seu primeiro Oscar na categoria de “Melhor Atriz” em 2006, pelo seu trabalho como a serial killer Aileen Wuornos, no filme “Monster – Desejo Assassino”.

Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.

Confira o Hoje na Histórias e outras informações no canais da Rádio Acústica FM

Tags: Caetano Veloso, hoje na historia, Lei Maria da Penha, Mata Hari, Volkswagen