O Hoje na História traz nesta segunda-feira (12), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 12 de agosto, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1789, quando a Conjuração Baiana teve início no estado do nordeste brasileiro.
No dia 12 de agosto de 1789, um grupo de rebeldes deu início a Conjuração Baiana, em Salvador. Também chamada de Revolta dos Alfaiates, o conflito teve início devido ao descontentamento popular no estado, especialmente os de classes mais baixas, com o reino de Portugal, que passava por uma crise econômica na época. Dentre as reinvindicações dos membros da conjuração estavam: o livre comércio, o fim da escravidão e um governo igualitário.
0030 – Cleópatra se suicida
Cleópatra se tornou a rainha do Egito em 51 a.c. Buscando ampliar o seu poder, a rainha viajou até Alexandria para encontrar Júlio César e dar seguimento ás suas metas políticas. Cativando o líder romano com a sua inteligência e beleza, Cleópatra conseguiu o apoio de César para intervir na guerra civil egípcia ao seu favor. Com Júlio César, a rainha do Egito teve um filho chamado Cesário. Mais tarde, Cleópatra se envolveu com Marco Antônio, líder das províncias orientais romanas, com quem teve gêmeos. Ao lado de Antônio, a rainha enfrentou as tropas do imperador Otaviano. Ao encontrar com o romano, Cleópatra tentou seduzi-lo, porém, não funcionou. Para escapar de Otaviano, a rainha decidiu se suicidar usando o veneno de uma víbora-áspide, uma cobra egípcia, em 30 a.c.
1789 – Começa a Conjuração Baiana
Em Salvador, um grupo de rebeldes deu início a Conjuração Baiana. Também chamada de Revolta dos Alfaiates, o conflito teve início devido ao descontentamento popular no estado, especialmente os de classes mais baixas, com o reino de Portugal, que passava por uma crise econômica na época. Dentre as reinvindicações dos membros da conjuração estavam: o livre comércio, o fim da escravidão e um governo igualitário. Em resposta, as forças portuguesas prenderam cerca de 50 revolucionários e, meses depois, 4 presos foram executados e os outros condenados à prisão. Durante o movimento, o grupo maçônico liberal, os Cavaleiros da Luz, lançaram a campanha em favor da independência do Brasil, tornando a conjuração um dos primeiros movimentos pela independência do país.
1990 – Sue, o maior fóssil de Tiranossauro Rex já encontrado
Em 12 de agosto de 1990, a paleontóloga Susan Hendrickson encontrou a maior ossada de um Tiranossauro Rex, em Faith, Dakota do Sul, nos Estados Unidos. Apelidado em homenagem à pesquisadora, o dinossauro Sue tinha cerca de 12,8 metros do focinho até a cauda, 4 metros da cabeça aos quadris e mais de 90% do esqueleto preservado. Com 65 milhões de anos, o Tiranossauro está em exposição no Museu Field de História Natural de Chicago desde o ano 2000, onde permanece até hoje.
2021 – Morre Tarcísio Meira, aos 85 anos
Em 12 de agosto de 2021, o ator Tarcísio Meira faleceu devido à complicações da COVID-19. Com uma extensa carreira no teatro, no cinema e na televisão, Meira começou a atuar em 1957, na peça ‘A Hora Marcada’ e apenas dois anos depois estreou na TV na obra ‘Noites Brancas’, nas extinta TV Tupi. Considerado o primeiro galã de telenovela, Tarcísio protagonizou mais de 7 novelas seguidas na emissora até se transferir para a Rede Globo, ao lado da atriz Glória Menezes, sua esposa. Com mais de 60 novelas em seu currículo, o ator também participou de 22 produções cinematográficas e cerca de 31 peças em 64 anos.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia Internacional da Juventude
Aniversariantes Hoje na História
Fernando Collor de Mello: 74 anos, é um político brasileiro. Collor foi eleito Presidente do Brasil em 1990, mas sofreu um processo de impeachment e em 1992 renunciou ao cargo. Como consequência, teve os seus direitos políticos suspensos até o ano 2000.
Ana de Hollanda: 75 anos, é uma cantora e compositora brasileira. Irmã do cantor Chico Buarque, Ana também foi Ministra da Cultura durante o governo de Dilma Rouseff, entre 2011 e 2012.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.