Search
[adsforwp-group id="156022"]
Campo

Expointer 2024 é lançada pelo Governo do RS

Em evento na Secretaria da Agricultura nesta segunda-feira, Leite destacou que a edição deste ano será marcada pela superação.
Foto: Airton Lemos
Foto: Airton Lemos

Em um evento calcado na cultura gaúcha, o Governo do Estado lançou oficialmente a 47ª Expointer nesta segunda-feira (12/8), na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), no bairro Menino Deus, em Porto Alegre.

A 47ª Expointer será realizada entre 24 de agosto e 1º de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A feira é promovida pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Esteio, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), as federações da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) e das Associações de Criadores de Animais de Raças (Febrac), o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS (Simers) e a Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs).

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A escolha da sede da Seapi para o lançamento é simbólica. Durante 60 anos, entre 1909 e 1969, a Exposição Agropecuária de Porto Alegre (hoje Expointer) foi realizada no local, à época chamado de Parque de Exposições Menino Deus. A sede da feira só foi transferida para o Parque de Exposições Assis Brasil em 1970, o qual, por cinco anos, foi chamado de Parque do Menino Deus de Esteio.

O governador Eduardo Leite, o titular da Seapi, Clair Kuhn, entidades promotoras, autoridades e convidados participaram do evento. Leite afirmou que essa é a feira da superação:

“Se os gaúchos nunca ficaram na zona de conforto, buscaram justamente enfrentar as dificuldades de outros espaços, de outros territórios. Nós não vamos sucumbir às dificuldades que se apresentem para nós aqui, porque fomos forjados na luta”, disse o governador, ao anunciar o lançamento da campanha “Superar é da nossa natureza” como tema da Expointer 2024.

Em entrevista coletiva, o governador Eduardo Leite afirmou que haverá um reforço nas linhas de ônibus na região metropolitana, em razão das limitações do Trensurb provocadas pela enchente:

“O maior problema é na direção de Porto Alegre a Esteio. Para isso, linhas de ônibus especiais serão disponibilizadas durante a feira para atender à maior demanda de público. Vamos buscar compensar essa falta do Trensurb com linhas excepcionais”, garantiu Leite.

Leite voltou a criticar o governo federal sobre as ações relacionadas ao impacto do clima no RS:

“A medida de apoio ao agro foi publicada no dia 31. Aguarda-se desde a semana passada a publicação do decreto que regulamenta a MP, e nada acontece, nem se diz nada”, observou, lembrando que a União tem anunciado muito e concretizado muito pouco.  O que temos salientado é que as medidas anunciadas não tem se efetivado na ponta. A crítica é para que se melhore. Não acho que seja má intenção do presidente da República ou dos ministros, mas não estão conseguindo atender e nos causa desconforto ver uma propaganda maior do que o que a entrega está acontecendo — criticou o governador.

Desde o final de julho, o Parque de Exposições Assis Brasil passa por obras que estão remodelando as instalações atingidas pelas cheias. O Governo do Estado investiu R$ 6 milhões na empreitada, que, segundo a subsecretária do Parque, Elizabeth Cirne-Lima, vai entregar um espaço ainda melhor para receber os visitantes. Neste ano, além das atrações tradicionais — julgamentos de animais, provas como a final do Freio de Ouro, Feira de Agricultura Familiar com 25% mais expositores, eventos técnicos e científicos —, a exposição contará com o Festival Eu Sou do Sul. Inspirado em uma iniciativa da cantora gaúcha Luísa Sonza, a agenda cultural trará apresentações da própria Luísa, do cantor Michel Teló e das duplas Maiara e Maraísa e Fernando e Sorocaba, bem como de artistas locais. Os shows ocorrerão na Arena do Cavalo Crioulo e terão exibição em telões distribuídos pelo parque.

Na edição do ano passado, a Expointer recebeu 822 mil visitantes e registrou vendas de quase R$ 8 bilhões.

Confira a programação da Expointer