Na manhã desta sexta-feira (09), o Presídio Regional de Pelotas (PRP) iniciou um curso profissionalizante em corte e costura, oferecido por meio de projeto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS). A capacitação, realizada por meio de uma unidade móvel do Senai, tem uma carga horária de 40 horas e contará com a participação de dez apenados.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
O projeto faz parte das diretrizes da Polícia Penal, que busca promover a reintegração social de pessoas privadas de liberdade. A iniciativa visa preparar os apenados para o retorno à sociedade em uma condição melhor do que quando ingressaram no sistema prisional, oferecendo-lhes a oportunidade de adquirir novas habilidades, o que contribui para sua autonomia e dignidade.
A realização do curso foi possível graças à verba disponibilizada pelo edital de 2023 da Vara de Execuções Criminais Regional de Pelotas e à parceria com o Senai. Essa colaboração é vista como um passo importante para a ressocialização dos detentos, oferecendo-lhes ferramentas para que possam reingressar no mercado de trabalho.
O diretor do presídio, Diego Calafiori, destacou que a administração do presídio tem como prioridade a ressocialização dos apenados. Segundo ele, “através de cursos de capacitação, estamos condicionando os apenados para que tenham maiores chances de voltarem ao mercado de trabalho após cumprirem sua pena”, reforçando o compromisso da instituição com a transformação e a reintegração dos detentos à sociedade.
Presídio Regional de Pelotas
O Presídio Regional de Pelotas está sob administração do Sr. Diego Calafiori e possui capacidade de engenharia para 382 apenados. Atualmente sua população Carcerária: 920 presos.