Search
[adsforwp-group id="156022"]
SEGURANÇA

Polícia Penal apreende mais de 10 celulares em revista no Presídio Estadual de Camaquã

Mais de 20 agentes de segurança pública participaram da operação realizada nesta quinta-feira (15)
Polícia Penal apreende mais de 10 celulares em revista no Presídio Estadual de Camaquã
Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (15), a Polícia Penal através da 5ª Delegacia Regional Penitenciária (5ªDPR) realizou uma operação de revista no Presídio Estadual de Camaquã  (Pecam). A casa prisional atualmente possui uma população carcerária de 396 presos, do qual 258 pessoas privadas de liberdade passaram pela ação de revista.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A operação contou com mais de 30 servidores, incluindo os servidores da Polícia Penal e do Grupo de Intervenção Regional (GIR-5). O objetivo é a manutenção da ordem e disciplina da unidade prisional, além de desarticular o crime organizado.

Nesta intervenção foram revistadas 16 celas da galeria A. No total, foram apreendidos 17 aparelhos celulares e cinco carregadores. Junto foram apreendidos 85 gramas de substância semelhante a maconha.

O material foi encaminhado à delegacia de polícia de pronto atendimento do Município, para o registro da ocorrência. O êxito desta operação contribui para a neutralização de comunicações ilícitas e o combate da circulação de entorpecentes.

Polícia Penal

A Polícia Penal, subordinada à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), é o órgão estadual responsável pela execução administrativa das penas privativas de liberdade e das medidas de segurança.

De acordo com a Constituição do Rio Grande do Sul, a política penitenciária do Estado deve ter como objetivo a reeducação, a reintegração social e a ressocialização do preso, definindo como prioridades a regionalização e a municipalização dos estabelecimentos penitenciários, a manutenção de colônias penais agrícolas e industriais, a escolarização e a profissionalização dos presos.

A rede prisional administrada pela Polícia Penal compreende 112 unidades prisionais, entre presídios, penitenciárias, centros de custódia hospitalar, centro de triagem, instituto psiquiátrico, institutos penais, colônia penal, fundação e institutos penais de monitorações eletrônica. Organizadas em 10 regiões penitenciárias, as casas prisionais estão distribuídas pela capital e pelo interior do Estado, acolhendo presos dos regimes aberto, semiaberto e fechado.

Dessa maneira, é atribuição de todo servidor e gestor que passar pela Polícia Penal gerir com comprometimento a instituição que tem a incumbência de atender às necessidades dos que cumprem pena e também dos que colaboram para a reforma do sistema penitenciário brasileiro, tendo em vista o êxito de um interesse comum: a reinserção social da pessoa privada de liberdade.

Tags: Camaquã, Polícia Penal, presidio