Search
[adsforwp-group id="156022"]
Clima tenso

Embate entre Lula e Leite marca visita do presidente ao RS

Em três agendas no estado, o petista fez entregas de moradia e inaugurou obras
Lula e Leite protagonizam embate no RS/ Foto: Airton Lemos
Lula e Leite protagonizam embate no RS/ Foto: Airton Lemos

Com foco na entrega de moradias e inauguração de obras, a visita do presidente da República, Luiz  Inácio Lula da Silva, foi marcada pelo embate entre ele e o governador do Rio Grande do Sul durante esta sexta-feira. Em discurso antes do pronunciamento de Lula, Leite citou declaração do presidente feita mais cedo, durante entrevista à Rádio Gaúcha, segundo a qual o governador estaria sempre insatisfeito

“Não interessam as divisões políticas que tenhamos, o povo nos uniu. Se é pra divergir, é na bola, a gente não vai na canela — respondeu Leite durante discurso”.

Após entregar as primeiras 44 casas a vítimas da enchente de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu as críticas de demora nas ações para mitigar os danos do desastre climático 

“Estou com muitos números aqui, mas não vou utilizar. Isso vai ser resultado de uma conversa minha com o governador em algum momento” — disse Lula.

Antes, o tucano ouviu vaias dos apoiadores do petista e gritos de “fora Leite”. Lula pediu respeito. “Estou no RS em visita institucional. Sou o presidente e o governador é um convidado nosso. Não é correto em um ato institucional ficarmos demonstrando nossas divergências ideológicas.”, disse o presidente.

O gesto Lula foi insuficiente para fazer Leite esquecer as falas do presidente na entrevista à Gaúcha

“Sei que tem uns que vaiaram, xingaram. No governo passado, a claque do ex-presidente (Jair Bolsonaro) também me vaiava”, disse, diante de apoiadores de Lula.

O presidente reagiu. Ao abrir o discurso disparou:: “Se o outro presidente trazia claque para te vaiar, os que estão aqui são trabalhadores”.

Lula inaugura obras e ameniza tom contra Leite

Em seu último ato público no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do ato de inauguração de obras no complexo viário da Scharlau, em São Leopoldo. A intervenção busca resolver um dos maiores gargalos rodoviários e de logística do Rio Grande do Sul, no entroncamento da RS-240 com a BR-116, em trecho que liga a Serra e a região dos Vales à Grande Porto Alegre.

Duas novas alças do viaduto e de terceiras faixas nas pistas de acesso foram entregues na solenidade. O trabalho começou em abril do ano passado e, de acordo com o Ministério dos Transportes, o investimento é R$ 80 milhões.

“Em setembro, ficam prontas as pontes sobre o rio dos Sinos, em São Leopoldo. Até dezembro, serão entregues outros viadutos em Esteio. Além disso, há obras de viadutos e faixas adicionais em Canoas e Porto Alegre. Mas, em breve, até o final do ano, vamos entregar a última obra de reconstrução viária do RS da enchente, que é a ponte sobre o rio Caí, entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul”, completou.

Agenda no GHC

Em um tom emotivo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou durante a cerimônia de inauguração do Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre. Ele se emocionou ao lembrar ter perdido a sua primeira esposa, Maria de Lourdes da Silva, em São Paulo, durante uma cesárea de emergência, em 1971.

O clima no GHC, instituição que atende 100% SUS, foi mais tranquilo na comparação com o compromisso da manhã, na inauguração de conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre onde o governador Eduardo Leite e Lula tiveram um embate público sobre o volume da ajuda federal ao Rio Grande do Sul 

Durante o evento, foram anunciadas as autorizações para a contratação de projetos para duas novas obras: o Centro de Apoio ao Diagnóstico e Terapia e o Centro de Atendimento ao Paciente Crítico e Cirúrgico. As duas estruturas, ainda em etapa inicial de trâmite técnico e burocrático, são planejadas para integrar o complexo do GHC.