O Hoje na História traz nesta quarta-feira (21), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 21 de agosto, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1989, quando o cantor Raul Seixas faleceu, vítima de um ataque cardíaco.
No dia 21 de agosto de 1989, falecia o cantor Raul Seixas. Um dos maiores nomes da música e do rock nacional, Seixas nasceu na Bahia e começou a sua carreia em 1962, com a banda ‘Os Relâmpagos do Rock’. O reconhecimento veio apenas em 1972, quando chegou à final do Festival Internacional da Canção, da Rede Globo, onde conseguiu um contrato com gravadora Philips Phonogram. Seu primeiro sucesso foi o compacto “Ouro de Tolo” e em seus 26 anos de atuação, produziu mais 21 álbuns. O cantor morreu em decorrência de um ataque cardíaco em São Paulo.
1911 – Mona Lisa é roubada do Louvre
Em 21 de agosto de 1911, o quadro ‘Mona Lisa’, foi roubada do Museu do Louvre, na França. Ao notar que a obra de DaVinci tinha desaparecido do museu, a polícia francesa passou cerca de dois anos procurando por pistas do paradeiro do quadro. Foi apenas em 1913 que o negociante de arte Alfredo Geri recebeu uma carta de um homem chamado Leonardo afirmando que ele estava com o quadro em Florença, na Itália, e pedia por um resgate. Ao fim, foi descoberto que o ladrão era Vincenzo Perugia – ex-funcionário do museu -, que entrou no local, tirou a pintura da parede, escondeu-a sob suas roupas e fugiu. Perugia foi condenado a sete anos de prisão pelo roubo.
1986 – Nasce o velocista Usain Bolt
Nascido em 21 de agosto de 1986, Usain St. Leo Bolt, é o único atleta da história a ser bicampeão em todas as três modalidades de atletismo em Jogos Olímpicos consecutivamente. Considerado o maior velocista do mundo, Bolt estabeleceu recordes mundiais em todas as provas mundiais ou olímpicas que participou. No mundial de 2009, ele fez a marca de 9,58 segundos nos 100m rasos e 19,19 segundos nos 200m rasos, enquanto nas Olímpiadas de Pequim, estabeleceu o recorde de 19,30 segundos nos 200m rasos e a marca de 37,1 segundos no revezamento 4×100 junto dos atletas Asafa Powell, Michael Frater e Nesta Carter – que foi batido novamente pelo quarteto jamaicano no Mundial de Atletismo de 2011, com 37,04 segundos.
1989 – Morre o cantor Raul Seixas
Nascido na Bahia, Raul Seixas foi um dos maiores nomes da música e do rock nacional. Com a banda ‘Os Relâmpagos do Rock’, Seixas iniciou a sua carreira em 1962, mas o reconhecimento veio apenas uma década depois, ao chegar à final do Festival Internacional da Canção, da Rede Globo e conquistou um contrato com uma gravadora, onde lançou o seu primeiro sucesso, o compacto “Ouro de Tolo”. Com o seu grande parceiro, o escritor Paulo Coelho, formou uma parceira com o grupo ‘Sociedade Alternativa’ e, por causa da ditadura militar, foram exilados nos Estados Unidos. No início dos anos 1980, o cantor começou a apresentar problemas de saúde por conta do consumo de álcool. Raul Seixas faleceu em 21 de agosto de 1989, em São Paulo, vítima de um ataque cardíaco. O seu último álbum, ‘A Panela do Diabo’, foi lançado dois dias antes do seu falecimento.
2004 – Michael Phelps conquista sua oitava medalha em uma olimpíada
Na Grécia, em dia 21 de agosto de 2004, o nadador estadunidense Michael Phelps conquistou a sua oitava medalha nas Olímpiadas de Atenas. Mesmo ficando de fora da categoria de revezamento 4×100 medley, na edição de 2004, Phelps se igualou ao atleta soviético Aleksandr Dityatin, como o maior medalhista em uma única edição das olimpíadas – com 6 medalhas de ouro e 2 medalhas de bronze. Anos depois, Michael Phelps se tornou o atleta mais condecorado na história dos Jogos Olímpicos com 8 medalhas de ouro.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia Nacional da Habitação
Aniversariantes Hoje na História
Carmo Della Vecchia: 53 anos, é um ator brasileiro. Iniciou a sua carreira como modelo no ano de 1988, mas deixou a carreira para se dedicar à atuação. Carmo atuou em novelas como “A Favorita”, “Cordel Encantado” e “Império”.
Murilo Rosa: 54 anos anos, é um ator brasileiro. Com 30 anos de carreira na TV, Rosa atualmente trabalha como apresentador do programa “A Ponte – The Bridge Brasil”, onde conquistou um Emmy Internacional na categoria “Melhor Programa”.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.