O Hoje na História traz nesta quinta-feira (22), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 22 de agosto, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1942, quando o Brasil declarou guerra contra à Alemanha e à Itália.
No dia 22 de agosto de 1942, o Brasil declarou guerra contra à Alemanha e à Itália, após navios mercantes brasileiros serem torpedeados. Desde 1941, embarcações brasileiras viraram alvos de ataque dos países do Eixo em águas internacionais, mas foi em 1942 que os nazistas passaram a atacar com mais intensidade, resultando na explosão de dezenas de frotas e na morte de centenas de brasileiros. Como resposta, o presidente Getúlio Vargas decretou estado de beligerância contra o Eixo. As tropas do Brasil apenas adentraram no campo de batalha na Europa em 1944, com cerca de 100 mil homens inicialmente.
1485 – Rei Ricardo III morre durante a última Guerra das Rosas
Ricardo III foi o último rei da Inglaterra da Casa de York e, também, o último monarca inglês a morrer em um confronto, na Batalha de Bosworth Field – a mais significativa da Guerra das Rodas, em 22 de agosto de 1485. Liderada por Henrique, Conde de Richmond, a Guerra das Rosas foi uma disputa entre as Casas de York e Lancaster, durante o século XV, pelo poder do trono inglês. O Conde saiu vitorioso e, com a morte de Ricardo III, se tornou o primeiro rei da Dinastia Tudor. Por mais de 500 anos, o corpo de Ricardo III permaneceu perdido e apenas em 2013 pesquisadores da Universidade de Leicester encontraram os restos mortais do rei na cidade de Greyfriars.
1942 – Brasil entra na Segunda Guerra Mundial
Após dezenas de navios mercantes brasileiros serem atacados pela Alemanha nazista e a Itália facista, o Brasil declarou guerra contra os países do Eixo, em 22 de agosto de 1942. Desde 1941, forças do Eixo atacavam embarcações brasileiras em águas internacionais e, por volta de 1942, os nazistas passaram a intensificar a sua ofensiva contra o Brasil, matando centenas brasileiros. Como resposta, o presidente Getúlio Vargas decretou estado de beligerância contra o Eixo. As tropas do Brasil apenas adentraram no campo de batalha na Europa em 1944, com cerca de 100 mil homens inicialmente. Apesar dos problemas de preparação e no envio das tropas, a Força Expedicionária Brasileira (FEB), cumpriu todas as suas principais missões na guerra.
1976 – Morre o ex-presidente Juscelino Kubitschek
Nascido em Minas Gerais, Juscelino Kubitschek foi o presidente do Brasil entre 1956 e 1961. Antes da presidência, JK – como era conhecido popularmente – foi prefeito de Belo Horizonte e governador de Minas Gerais. Durante o seu mandato, o ex-presidente inaugurou a nova capital federal, Brasília, com o objetivo de promover o desenvolvimento do interior do Brasil e a integração da nação. Juscelino Kubitschek morreu em 22 de agosto de 1976, em um acidente de carro na cidade de Resende, no Rio de Janeiro.
2003 – Foguete brasileiro VLS-1 V3 explode no Centro de Lançamento de Alcântara
Três dias antes do lançamento, o foguete VLS-1 V3 (Veículo Lançador de Satélites) explodiu na base de Alcântara, em 22 de agosto de 2003. A Operação São Luís tinha como objetivo colocar em órbita circular equatorial a 750km de altitude o satélite meteorológico Satec do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o nanosatélite Unosat, feito pela Universidade do Norte do Paraná. Pouco se sabe como a explosão aconteceu, as investigações apenas concluíram que a ignição do foguete acendeu enquanto 21 pessoas estavam na plataforma realizando os últimos ajustes do lançamento, resultando na morte de todos os que estavam ali.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia do Folclore Brasileiro
Aniversariantes Hoje na História
Rodrigo Santoro: 49 anos, é um ator brasileiro. Santoro iniciou a sua carreira em 1995, na Rede Globo. Após protagonizar diversas novelas, Santoro conquistou a indústria internacional atuando em produções como “As Panteras” e “300”.
Dua Lipa: 29 anos, é uma cantora britânica. Dua conquistou a indústria da música em 2017, com a música “New Rules” e desde então lançou três álbuns de estúdio e diversos EPs.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.