Search
[adsforwp-group id="156022"]
Inovação na Saúde

Hospital Nossa Senhora Aparecida recebe o EsterilizaCell

A iniciativa prevê um maior controle de infecções hospitalares através de uma tecnologia de descontaminação de celulares
Hospital Nossa Senhora Aparecida inaugura projeto EsterilizaCell. Foto: Reprodução/Hospital Nossa Senhora Aparecida
Hospital Nossa Senhora Aparecida inaugura projeto EsterilizaCell. Foto: Reprodução/Hospital Nossa Senhora Aparecida

O Hospital Nossa Senhora Aparecida, anunciou o “EsterilizaCell”, em parceria com a starup HUTTECH, da TECNOPUC e FUMBECA. A iniciativa, implementada no dia 15 de agosto, traz para Camaquã a tecnologia inovadora de descontaminação de celulares por raios ultravioleta C (UV-C), para aumentar o controle de infecções hospitalares.

 

Desenvolvido em parceira com a Associação dos Médios do Hospital São Lucas da PUCRS, o EsterilizaCell foi feito pela startup através de pesquisas e estudos microbiológicos, para entender como um celular pode atuar como vetor de transmissão de bactérias em ambientes hospitalares.

 

Feito através da incubadora da TECNOPUC, as pesquisas do projeto também explicam como as bactérias presentes em um dispositivo móvel pode ser resistente á determinados tipos de antibióticos, tornando o processo de tratamento ainda mais difícil e complicado para o paciente diagnosticado.

 

De acordo com estudos prévios, há registro de diversos patógenos em celulares de pacientes internados em UTIs no Brasil. Além disso, dados da Associação Médica Brasileira (AMB) demonstram que cerca de 45 mil brasileiros faleceram em decorrência de infecções hospitalares entre 2022 e 2023. Dessa forma, o EsterilizaCell foi criado com o objetivo de diminuir o risco de contaminação e preservar a saúde de quem está internado.

 

Para o dentista camaquense Eder Abreu Hüttner, CEO da HUTTECH, utilizar raios UV-C na descontaminação de celulares representa um avanço muito importante na área da saúde. “Com a crescente utilização de smartphones em nosso dia a dia, especialmente em ambientes hospitalares, a higienização adequada desses dispositivos se torna fundamental para prevenir a disseminação de doenças. O EsterilizaCell é um passo importante nessa direção e pode salvar muitas vidas”, afirma Hüttner.

 

A pesquisa e estudo de validação da tecnologia do EsterilizaCell será apresentado no Congresso Latino-Americano de Osteintegração, em São Paulo, no mês de setembro.

Tags: EsterilizaCell, hospital nossa senhora aparecida, Saúde