Search
[adsforwp-group id="156022"]
Trânsito

Novas regras: saiba quais motos você pode pilotar sem CNH

Entenda o que é preciso para pilotar esses veículos
Novas regras: saiba quais motos você pode pilotar sem CNH
Foto: Pixabay

Sobre CNH, as leis de trânsito estão em constante atualização para acompanhar as mudanças nos hábitos da população e a evolução tecnológica. Uma dessas novidades é a possibilidade de conduzir determinados veículos de duas rodas sem a necessidade de possuir uma Carteira Nacional de Habilitação.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Quais veículos posso pilotar sem CNH?

A legislação brasileira permite a condução de ciclomotores e motos elétricas sem a necessidade de CNH. No entanto, é importante ressaltar que esses veículos devem estar devidamente registrados e licenciados, assim como qualquer outro veículo.

O que é preciso para pilotar esses veículos?

  • Registro e licenciamento: Ciclomotores e motos elétricas devem estar emplacados e com todos os documentos em dia.
  • Equipamentos de segurança: É obrigatório o uso de capacete com viseira e manter a luz baixa acessa, mesmo durante o dia.
  • Respeitar as leis de trânsito: Apesar de não exigir CNH, os condutores desses veículos devem seguir todas as regras do Código de Trânsito Brasileiro.

Quais são as vantagens de pilotar esses veículos?

  • Maior mobilidade: Ciclomotores e motos elétricas são ideais para deslocamentos curtos e para evitar o trânsito intenso.
  • Economia: Geralmente, esses veículos possuem um custo de manutenção e operação mais baixo em comparação com carros.
  • Sustentabilidade: As motos elétricas contribuem para a redução da poluição do ar e sonora.

Quais são as limitações?

  • Velocidade: Ciclomotores e motos elétricas possuem uma velocidade máxima limitada por lei.
  • Potência: A potência do motor desses veículos é menor em comparação com motos convencionais.
  • Infrações: As infrações cometidas pelos condutores desses veículos geram as mesmas penalidades previstas para outros veículos.

Confira modelos que entram nesta categoria

Zero Luna – Ela ainda atende às resoluções ditas acima por ser classificada como uma bicicleta elétrica e não uma moto. É equipada com motor de 350W e bateria com autonomia de 40 km.

Caloi Mobylete elétrica – Esse modelo voltou ao mercado bem mais moderno, entregando um motor de 350W e bateria de íon-lítio, 36V e 10,4 Ah.

Tailg Dyfly – Classificada como uma e-bike, ela possui um estilo mais sofisticado, parecido com uma pequena scooter. O modelo também conta com motor de 350W, mas sua bateria é um pouco mais potente, com autonomia de até 45 km.

Loop K1 – Carrega um dos designs interessantes e, apesar da aparência meio frágil, o fabricante garante que a “motinha” suporta até 120 kg de peso em sua estrutura.

S1 Smart Bike – É um modelo de moto eletrificada e com a maior autonomia no país. Com carga total, esse modelo pode entregar até 141 km de autonomia, um grande feito para o segmento.

Tags: Carteira de habilitação, cnh, MOTOS, Trânsito