O Hoje na História traz nesta quinta-feira (29), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 29 de agosto, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1958, quando nasceu o Rei do Pop, Michael Jackson.
No dia 29 de agosto de 1958, nascia o cantor Michael Jackson, na cidade de Gary, Indiana, nos Estados Unidos. O pequeno Michael começou a sua carreira em 1965 junto de seus irmãos Jackie, Tito, Jermaine e Marlon com o grupo ‘Jackson 5’. Devido ao seu destaque dentro do grupo, a partir dos anos 1970, Michael começou a investir em sua carreira solo e, ao longo dos anos, lançou os álbuns mais icônicos da música pop, como “Bad” e “Thriller”.
1825 – Portugal reconhece a independência do Brasil
Após três anos da proclamação da Independência do Brasil, decretada em 7 de setembro de 1822, Portugal reconheceu a emancipação brasileira. No dia 29 de agosto de 1825, D. Pedro I concedeu este reconhecimento para o país para que o Brasil não fosse isolado economicamente. Assim, com o reconhecimento português, outros países também seguiram os passos de Portugal e reconheceram o Brasil como país independente.
1949 – Soviéticos explodem sua primeira bomba atômica
Em 29 de agosto de 1949, a União Soviética detonou a sua primeira bomba atômica no Cazaquistão. Em uma região de testes, os soviéticos montaram edifícios, pontes e outros tipos de estruturas urbanas para medir os efeitos da explosão, além de prender animais em gaiolas próximas à região para estudar os efeitos da radiação nuclear em seres vivos. Como resultado, a explosão de 20 quilotons destruiu todas as estruturas e incinerou os animais. Mais tarde, foi descoberto que o físico alemão Klaus Fuchs repassou informações sobre as bombas atômicas estadunidenses para membros do governo soviético desenvolverem a sua própria bomba.
1958 – Nasce o cantor Michael Jackson, o Rei do Pop
Em Gary, Indiana, nos Estados Unidos, nascia o cantor Michael Jackson, em 29 de agosto de 1958. Sendo o oitavo de dez irmãos, Michael iniciou a sua carreira em 1965 junto de seus irmãos Jackie, Tito, Jermaine e Marlon com o grupo formado por seu pai, Joseph Jackson, o ‘Jackson 5’. Porém, a partir dos anos 1970, Michael lançou a sua carreira solo com o álbum “Got To Be There” e passou a conquistar espaço na indústria. Em 1982, o álbum “Thiller” foi lançado e se tornou o disco mais vendido da história, com mais de 100 milhões de cópias, consagrando Michael como o primeiro e único Rei do Pop. Após décadas de sucesso, o cantor veio a falecer em 25 de junho de 2009, aos 50 anos, vítima de uma overdose de remédios.
2004 – Vanderlei Lima é atacado durante maratona na Olimpíadas de Atenas
Durante a prova de Maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas, o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima estava liderando a prova quando foi atacado pelo ex-sacerdote irlandês Cornelius Horan, em 29 de agosto de 2004. Apesar da intromissão, Vanderlei conseguiu voltar para a prova e conquistou a medalha de bronze na maratona para o Brasil. Anos mais tarde, o Comitê Olímpico Internacional concedeu a Medalha Pierre de Coubertin, a maior honra esportiva dada pelo COI.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia Nacional do Combate ao Fumo
Aniversariantes Hoje na História
Luana Piovani: 48 anos, é uma atriz e ex-modelo brasileira. Iniciou a sua carreira em 1990 como modelo e, a partir de 1993 passou a conciliar as passarelas e a carreira de atriz na TV, em produções como “Sex Appeal” e “Malhação”, e no teatro.
Lucero: 55 anos, é uma cantora e atriz mexicana. Ícone das novelas mexicanas, Lucero ficou conhecida no Brasil através das reprises de novelas como “Por Ela Sou Eva” e “A Dona” e por coprotagonizar a produção brasileira “Carinha de Anjo”.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.