O Hoje na História traz nesta sexta-feira (30), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 30 de agosto, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1875, quando o ‘Motim das Mulheres’ aconteceu em Mossoró, Rio Grande do Norte.
No dia 30 de agosto de 1875, cerca de 300 mulheres de Mossoró, Rio Grande do Norte, se uniram para protestar contra o fim do alistamento militar obrigatório. Conhecido também como “Revolta das Mulheres”, o movimento foi liderado por Ana Floriano e contou com as protestantes armadas de pedras e pedaços de pau para conter o escrivão de paz e destruir os documentos de recrutamento de seus maridos para a Guerra do Paraguai em praça pública.
1821 – Nasce Anita Garibaldi, a heroína dos Dois Mundos
Em 30 de agosto de 1821, no estado de Santa Catarina, nascia Anita Garibaldi. Esposa do revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi, Anita se tornou uma das mulheres mais importantes da Revolução Farroupilha e da unificação da Itália – onde participou da proclamação da República Romana – além de ter participado de combates no Uruguai e no seu estado natal. Anita faleceu em 4 de agosto de 1849, na Itália, durante o parto do seu quinto filho. No Brasil, o seu nome foi dado a dois municípios em Santa Catarina: Anitápolis e Anita Garibaldi.
1875 – No Rio Grande do Norte, ocorre o Motim das Mulheres
Na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, 300 mulheres se uniram para protestar contra o alistamento militar obrigatório dos homens da cidade, em 30 de agosto de 1875. Conhecido como o “Motim das Mulheres” ou “Revolta das Mulheres”, a passeata liderada por Ana Floriano contou com as participantes aramadas com pedras e pedaços de pau, além da destruição dos documentos de recrutamento de seus maridos para a Guerra do Paraguai. Na situação, as protestantes mantiveram como refém o escrivão de paz, para poderem rasgar os documentos em praça pública.
1918 – Lenin sofre tentativa de assassinato
Em Moscou, no dia 30 de agosto de 1918, o líder soviético Vladimir Lenin sofreu uma tentativa de assassinato após um discurso em uma fábrica. Apesar de ter sido baleado duas vezes, Lenin sobreviveu ao ataque damilitante do partido social-revolucionário, Fanya Kaplan. Com o atentado, os bolcheviques desencadearam uma onda de represálias contra os socialistas-revolucionários, as forças czaristas e outros partidos da oposição, causando uma guerra civil na Rússia. Após anos de conflitos, os czaristas foram derrotados e em 1922, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi estabelecida. Lenin morreu em 1924 e em sua homenagem, a cidade de Petrogrado foi rebatizada de Leningrado.
2001 – Silvio Santos é mantido como refém em sua casa
Em 30 de agosto de 2001, o apresentador Silvio Santos foi mantido como refém dentro de sua casa. Durante oito horas, Santos ficou preso dentro da sua mansão pelo sequestrador Fernando Dutra Pinto, que havia sequestrado a sua filha Patrícia Abravanel dias antes e a manteve sob cativeiro por sete dias. Após o pagamento de R$ 500 mil como resgate, Patrícia foi solta e dois dos três sequestradores foram presos. Enquanto estava fugindo da polícia, Fernando – o mandante do crime – voltou a casa da família e manteve apenas o apresentador como refém do novo crime, a esposa e as filhas de Silvio foram liberadas logo após a invasão. A situação foi resolvida após a intervenção de Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, que negociou a soltura de Silvio Santos.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia Nacional da Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla
Aniversariantes Hoje na História
Cameron Diaz: 52 anos, é uma atriz estadunidense. Estreando no cinema com o filme “O Máscara”, Cameron engatou diversos filmes icônicos como “As Panteras”, “Vanilla Sky”, “Gangues de Nova York”, entre outros.
Sofia Valverde: 19 anos, é uma atriz brasileira. Começou na televisão na novela “Chiquititas” como uma das órfãs mais novas da história. Atualmente, Sofia interpretou a clássica personagem Mônica, de Maurício de Souza, no filme “Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo”.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.