O Hoje na História traz nesta segunda-feira (02), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 02 de setembro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1962, quando Pelé marcou o 500º da sua carreira.
No dia 2 de setembro de 1962, aos 21 anos, Pelé marcou o seu 500º gol. Atuando no Brasil na época, foi durante o clássico confronto Santos e São Paulo, que o ‘Rei do Futebol’ marcou os dois dos três gols do Santos na partida, que acabou em um empate 3 a 3, pelo Campeonato Paulista.
1822 – Decreto de Independência do Brasil é assinado
O Decreto de Independência do Brasil foi assinado por Maria Leopoldina, a princesa regente do país, em 02 de setembro de 1822. Com a espera do Brasil ser rebaixado novamente à status de colônia e o crescente temor da separação da província de São Paulo do resto do país, Dom Pedro entregou o poder à D. Leopoldina, nomeando-a Princesa Regente do Brasil. Dessa forma, coube a princesa se reunir com o Conselho de Estado, assinar o decreto de separação do Brasil de Portugal e enviar uma carta para D. Pedro pedindo o reconhecimento da independência. A carta chegou ás mãos do seu marido em 07 de setembro de 1822 – dia em que ele proclamou a independência ás margens do Rio Ipiranga. O casal foi coroado como imperadores do Brasil em 01 de dezembro de 1822.
1923 – Nasce Ramón Gómez Valdés, o Seu Madruga de Chaves
Em 02 de setembro de 1923, nasceu o ator Ramón Gómez Valdés, no México. Conhecido pelo seu trabalho na série ‘Chaves’, do ator e produtor Roberto Gómez Bolaños, como o ranzinza Seu Madruga, Valdés já era conhecido na indústria mexicana por ter trabalhado em mais de 50 filmes, sendo alguns deles com os ícones do país Pedro Infante e Cantinflas. Além de ‘Chaves’, Valdés também trabalhou em outro projeto de Bolaños, “O Chapolin Colorado”. Após anos dedicado à atuação, Ramón faleceu vítima de um câncer de estômago, em 9 de agosto de 1988.
1962 – Pelé marca o seu 500º gol aos 21 anos
Durante o Campeonato Paulista, em 2 de setembro de 1962, Pelé marcou o seu 500º gol. Durante o confronto de Santos e São Paulo, o ‘Rei do Futebol’ marcou os dois dos três gols do seu time da época – sendo o seu segundo gol o número 500 de toda sua carreira, aos 21 anos. A partida terminou em um empate de 3 a 3.
1969 – Computadores trocam informações pela primeira vez
Na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, a equipe do professor Leonard Kleinrock realizou a primeira troca de dados por meio de uma rede de computadores do mundo através da ARPANET, a rede precursora da internet. Desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, a ARPANET tinha como principal objetivo transmitir e interligar dados militares sigilosos em diferentes regiões do país. Assim, com a ideia de criar uma rede de comunicação forte, capaz de sobreviver a falhas técnicas e araques nucleares, a ARPANET fez a sua primeira troca de informações em 02 de setembro de 1969, entre os computadores Interface Message Processor (IMP) e Stanford Research Institute (SRI), por meio de uma linha telefônica dedicada. Para que os pesquisadores pudessem compartilhar os seus dados, foi utilizado o protocolo Network Control Protocol (NCP) para estabilizar e possibilitar a troca de mensagens.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia do Florista
Aniversariantes Hoje na História
Keanu Reeves: 60 anos, é um ator canadense. Sendo destaque desde que estreou nos cinemas em 1986, Reeves é o rosto das maiores franquias cinematográficas, “Matrix” e “John Wick”.
Alexandre Pato: anos, é um futebolista brasileiro. Revelado através do time gaúcho Internacional, Pato passou por diversos clubes do Brasil e do mundo, além de ser medalhista olímpico pela seleção brasileira de futebol nos Jogos Olímpicos de 2008 e 2012.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.