O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) emitiu uma nota de repúdio sobre a oferta de vagas em cursos de Medicina nas cidades de Porto Alegre, Gravataí e São Jerônimo pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). De acordo com o conselho, a campanha publicitária que divulga as vagas é ilusória e de má-fé, ao anunciar em letras pequenas que o curso de Medicina ofertado não tem autorização do Ministério da Educação (MEC) e o processo seletivo está sub judice.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Confira a nota do Cremers na íntegra:
NOTA À POPULAÇÃO
ABSURDA OFERTA DE VAGAS DE MEDICINA PELA ULBRAÉ absurda e ilusória a campanha publicitária divulgada pela Ulbra ofertando vagas em cursos de Medicina nas cidades de Porto Alegre, Gravataí e São Jerônimo.
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) não é contra a abertura de novas vagas em escolas de excelência, mas repudia totalmente a abertura de vagas ou de cursos sem condições técnicas ou estruturais mínimas para a formação de médicos.
Infelizmente, os municípios de São Jerônimo, Gravataí e mesmo Porto Alegre não têm condições de ofertar novas vagas ou cursos de qualidade, pois não há hospital-escola, leitos SUS nem equipes de Estratégia de Saúde da Família em número suficiente para acompanhamento e prática dos alunos.
A formação de profissionais de baixa qualidade coloca em risco a saúde da população e gera custos a um sistema de saúde já estrangulado.
O Cremers já tomou as medidas cabíveis para impedir a abertura de novas vagas pela instituição que, inclusive, usa de má fé ao anunciar em letras pequenas que o curso de Medicina ofertado não tem autorização do Ministério da Educação e o processo seletivo está sub judice.
Cabe ao Cremers esclarecer aos interessados em ingressar nos cursos de Medicina que as vagas não estão garantidas e podem ser suspensas pela Justiça a qualquer momento.
Confira a campanha publicitária divulgada pela Ulbra