Search
[adsforwp-group id="156022"]

Secretário da Educação abre seminário estadual de alfabetização

img_1815_foto_1.jpg

O Seminário Estadual de Alfabetização e Letramento, realizado pela Secretaria de Estado da Educação nesta quinta-feira (29), foi aberto pelo titular da Seduc, Jose Clovis de Azevedo. Dando boas vindas aos professores alfabetizadores que vêm de todos os cantos do Estado, Azevedo destacou a importância do trabalho cotidiano desenvolvido pelos professores e o fato de a rede estar em movimento. 

“Nosso desejo é ver nossa rede, tão grande e tão compromissada, ter espaços para debates e utilizando essas áreas. Este não é um evento isolado. É resultado de trabalho e de uma política de formação”, disse. “Não estamos aqui para instrumentalizar professores por um método, e sim para discutir a formação humana”. 

O Seminário de Alfabetização e Letramento realizado pelo Departamento Pedagógico (DP) da Seduc debate ao longo do dia temas como o Programa Estadual de Alfabetização e Letramento e Progressão Continuada nos anos iniciais e a articulação entre este e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, ao qual a Seduc aderiu recentemente, além do relato de boas práticas educativas, no 
turno da tarde. 

Ainda pela manhã, o diretor pedagógico da Seduc Silvio Rocha fez um resgate da ação da Secretaria relacionada aos anos iniciais, desde 2011, quando o processo de ensino deixou de ser praticado por empresas e institutos contratados, passando a ser responsabilidade da pasta. Silvio destacou que a rede conta com 9.529 professores alfabetizadores e ações como a inclusão de um professor apoiador em 
sala de aula, mudanças administrativas garantindo recursos para escolas, destinação de recursos para compra de pracinhas e material pedagógico qualificam o trabalho dos professores. 

O Seminário na Capital é a culminância de um processo descentralizado que foi desenvolvido ao longo do ano nas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Participaram desses seminários nove mil educadores, com carga horária total de 40 horas, trabalhando as quatro grandes áreas do conhecimento, pesquisa, avaliação e concepção de alfabetização. 

“A grande marca desse processo é a construção coletiva”, enfatizou a coordenadora do DP Maria de Guadalupe de Lima. A programação da manhã inclui palestra da professora convidada Ivany de Souza Ávila, que aborda o tema alfabetização e letramento. À tarde, os participantes serão divididos em grupos. Nesses grupos serão socializadas boas práticas educativas. O seminário garantirá certificação aos participantes.