Search
Hoje na História

Hoje na História – 4 de Setembro – Madre Teresa é canonizada

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história

Hoje na História traz nesta quarta-feira (04), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 04 de setembro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 2016, quando Madre Teresa de Calcutá foi canonizada santa da Igreja Católica.

Hoje na História - 4 de Setembro - Madre Teresa é canonizada. Foto: Reprodução/Internet
Hoje na História - 4 de Setembro - Madre Teresa é canonizada. Foto: Reprodução/Internet

 

No dia 04 de setembro de 2016, o Papa Francisco proclamou Madre Teresa de Calcutá como santa, no Jubileu da Misericórdia. A canonização de Madre Teresa veio com a aprovação por unanimidade pelos membros da Igreja Católica da cura de Marcílio Haddad Andrino, em 2008, após a sua família rezar para a Madre e ele se curar. Em 2003, a Igreja Católica havia beatificado Madre Tereza pelo Papa João Paulo.

 

1843 – D. Pedro II se casa com Teresa Cristina

No Rio de Janeiro, em 4 de setembro de 1843, D. Pedro II e a princesa do Reino das Duas Sicílias, Teresa Cristina Maria de Bourbon. O casal havia se casado por procuração, em 30 de maio do mesmo ano e apenas se encontrou quando a princesa chegou ao Brasil. Antes, D. Pedro havia sido apresentado à Teresa Cristina através de um quadro. Quando chegou para o casamento, o Imperador ficou decepcionado com a aparência da princesa, visto que ela não correspondia ao quadro, na verdade, ela era o oposto: era baixa, acima do peso e coxa. Com a surpresa, D. Pedro II precisou de alguns horas para aceitar continuar com a união e a cerimônia.

D. Pedro II e Teresa Cristina se casaram em 1843. Foto: Reprodução/Internet
D. Pedro II e Teresa Cristina se casaram em 1843. Foto: Reprodução/Internet

 

1969 – Militantes do MR-8 sequestram o embaixador dos EUA

O embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick foi sequestrado em 4 de setembro de 1969, no Rio de Janeiro, durante a Ditadura Militar. A ação foi organizada pelo grupo Dissidência Comunista da Guanabara – sob o nome ‘MR-8’ – e Ação Libertadora Nacional de extrema-esquerda e o sequestro foi idealizado por Cid Benjamin e Franklin Martins, com o objetivo de conseguir a libertação do líder estudantil Vladimir Palmeira, principal articulador das manifestações contra a ditadura em 1968. No ato, Elbrick foi rendido e cartas de exigência foram deixadas com seu motorista. O governo militar atendeu ás exigências das cartas, liberou 13 presos políticos exilados para o México e o embaixador foi solto próximo ao Estádio do Maracanã, durante a abertura dos portões do jogo Fluminense x América.

 

1998 – Google é fundado

Em 4 de setembro de 1998, a Google Inc. foi fundada por Larry Page e Sergey Brin, enquanto ainda eram estudantes na Universidade de Stanford. O objetivo principal da empresa era organizar informações do mundo e torná-la universalmente acessível e útil. Na sua fundação, a Google teve como primeira sede a garagem de uma amiga da dupla Page e Brin, mas, em 2006, a empresa se mudou para Mountain View, na Calafórnia, onde permanece até hoje. Para além da pesquisa de informações, o Google expandiu a sua atuação on-line junto de outros serviços digitais, como Gmail, Youtube, entre outros. Atualmente, o valor de mercado da empresa é de US$ 147 bilhões.

 

2016 – Madre Teresa de Calcutá é canonizada santa

Durante o Jubilei da Misericórdia, no dia 04 de setembro de 2016, o Papa Francisco proclamou Madre Teresa de Calcutá como santa. Nascida em Kosovo, Madre Teresa ficou conhecida como “A Santa das Sarjetas’, pelo o seu trabalho com os mais pobres pelo mundo, especialmente em Calcutá. A canonização de Madre Teresa veio com a aprovação da cura de Marcílio Haddad Andrino, feita por unanimidade pelos membros da Igreja Católica. Em 2008, o brasileiro, que estava em coma devido a hidrocefalia e abscessos no cérebro, foi curado após a sua família rezar para a Madre. Em 2003, a Igreja Católica havia beatificado Madre Tereza pelo Papa João Paulo. Madre Teresa morreu aos 87 anos, em Calcutá, na Índia, em 5 de setembro de 1997.

 

Datas Comemorativas Hoje na História

  • Dia do Serventuário

Aniversariantes Hoje na História

Beyoncé: 43 anos, é uma cantora estadunidense. Beyoncé se tornou um fenômeno da música nos anos 1990, quando fazia parte do grupo “Destiny’s Child”. Em carreira solo, a cantora lançou 8 álbuns, sendo o mais recente o “Cowboy Carter”, onde relembra suas raízes texanas.

Robson Caetano: 60 anos, é um ex-atleta brasileiro. Conhecido no ramo do atletismo, Caetano era especialista em corridas da curta distância e foi medalhista olímpico nos Jogos Olímpicos de Seul (1988) e Atlanta (1996).

Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.

Confira o Hoje na Histórias e outras informações no canais da Rádio Acústica FM

Tags: D. Pedro II, Google, hoje na historia, Madre Teresa de Calcutá, MR-8