O Hoje na História traz nesta quinta-feira (05), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 05 de setembro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1850, quando o Amazonas foi elevado à título de província por D. Pedro II, tornando este o Dia da Amazônia.
No dia 05 de setembro de 1850, D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas. Com as tentativas – fracassadas – do Peru em ampliar as fronteiras com o Brasil, o imperador decidiu desmembrar antiga Província do Grão-Pará e criar a Província do Amazonas, para centralizar a administração da região. Dessa forma, o dia 5 de setembro foi escolhido como a data para celebrar o Dia da Amazônia, já que o estado abriga a maior parte territorial da floresta no Brasil.
1850 – Amazonas é decretado Província-Estado
No dia 05 de setembro de 1850, D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas. Com as tentativas – fracassadas – do Peru em ampliar as fronteiras com o Brasil, o imperador decidiu desmembrar antiga Província do Grão-Pará e criar a Província do Amazonas, para centralizar a administração da região. Dessa forma, como forma de celebrar a existência da Floresta Amazônica, o dia 5 de setembro foi decretado como “Dia da Amazônia” no Brasil, visto que, o estado abriga a maior parte territorial da floresta no Brasil. Atualmente, o Amazonas é o segundo estado com o menor indicie de densidade demográfica do país.
1941 – Cidadão Kane é lançado nos cinemas
Dirigido, protagonizado e roteirizado por Orson Welles, “Cidadão Kane” foi lançado nos cinemas, em 5 de setembro de 1941. Welles recebeu nove indicações ao Oscar pelo longa e ganhou a estatueta dourada na categoria “Melhor Roteiro Original’. Welles se baseou em William Randolph Hearst, um magnata da imprensa, que ao saber da sua ligação com o protagonista do filme, baniu qualquer menção á produção em seus jornais. O filme contado através de flashbacks – voltas no tempo – foi considerado inovador e à frente do seu tempo pela crítica especializada, porém não rendeu retorno financeiro para os produtores. Após o lançamento de “Cidadão Kane”, Welles dirigiu dezenas de obras e deixou diversas inacabadas até o ano de seu falecimento, em 1985.
1946 – Nasce Freddie Mercury, vocalista do Queen
Natural da Tanzânia, na África, Freddie Mercury nasceu em 5 de setembro de 1946. Batizado como Farrokh Bulsara, recebeu o apelido de Freddie ainda na infância pelos seus colegas de escola em Mumbai. Na adolescência, a sua família se mudou para a Inglaterra e ele passou a estudar design em Londres. Foi na época da faculdade que Freddie conheceu Tim Staffell, Brian May e Roger Taylor, membros da banda “Smile”. Com a saída da Staffell, Freddie assumiu o seu lugar como vocalista e, em seguida, convidaram John Deacon para o baixo. Assim, o quarteto formou a banda “Queen”, que viria a ser um dos maiores nomes do rock mundial. Juntos, eles lançaram clássicos como “Bohemian Rhapsody”, “We Are The Champions”, “Another One Bites The Dust”, entre outros. Freddie também lançou dois álbuns solo e diversas parcerias em paralelo à banda. No ano de 1991, Mercury confirmou que havia contraído AIDS e em 24 de novembro do mesmo ano, o cantor faleceu em Londres.
1972 – Massacre de Munique acontece nos Jogos Olímpicos
Durante os Jogos Olímpicos de Munique, um ataque terrorista foi cometido pelo grupo Setembro Negro, em 5 de dezembro de 1972. No dia, o grupo terrorista sequestrou 11 membros da equipe olímpica de Israel e, ao longo do dia, todos os atletas foram assassinados pelos sequestradores. No embate com a polícia, cinco terroristas e um membro da força alemã morreram. A situação também foi marcada pela falta de preparo da polícia alemã para contornar a situação.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia Internacional da Caridade
Aniversariantes Hoje na História
Marcelo Adnet: 43 anos, é um ator e comediante brasileiro. Começou a atuar em curtas e peças de teatro nos anos 2000. Com o sucesso, Adnet, em seguida, foi para a TV e realizou participações e programas de humor na TV Globo e MTV Brasil.
Criolo: 49 anos, é um cantor e rapper brasileiro. Ligado ao rap desde criança, Criolo lançou o seu primeiro álbum, “Ainda Há Tempo” em 2006 e desde então, começou a crescer na indústria brasileira e internacional, sendo indicado ao Grammy Latino.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.