O Programa Primeira Hora recebeu na manhã desta quarta-feira (04), o neurologista, Jorge Luiz Winckler, para um bate-papo sobre os sintomas da esclerose múltipla. Em entrevista para a Rádio Acústica FM, o médico falou sobre a doença, pontuando a faixa etária com maior ocorrência, diagnóstico e o tratamento adequado.
Winckler destacou os principais sintomas da esclerose múltipla, que incluem fadiga, problemas de visão, fraqueza muscular, e dificuldades de coordenação motora. Ele ressaltou a importância do diagnóstico precoce, que pode fazer toda a diferença na qualidade de vida dos pacientes.
O neurologista também explicou sobre os tratamentos disponíveis, enfatizando que, apesar de não haver cura, as terapias atuais são capazes de controlar os sintomas e retardar a progressão da doença, proporcionando maior bem-estar aos pacientes.
Confira a fala do especialista sobre os sintomas da esclerose múltipla
Associação Brasileira de Esclerose Múltipla
A ABEM – Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, é uma entidade beneficente, sem fins econômicos, fundada em 1984 por Ana Maria Levy e Dr.Renato Basile.
Uma organização social, reconhecida pelas autoridades, com Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal e filiada a Multiple Sclerosis International Federation – MSIF, sediada em Londres, que coordena as atividades pela E.M no mundo todo.
A ABEM também é membro da International Progressive Alliance – associação internacional composta por um seleto grupo de associações de pacientes que pesquisam a cura da EM e membro ativo da REDLATEM – Rede Latino Americana de Esclerose Múltipla.
Nestes anos, trabalha pela reabilitação Bio, Psico e Social de pessoas com ESCLEROSE MÚLTIPLA e seus familiares, em todo o Brasil, acolhendo e orientando as pessoas com EM, desenvolvendo o convívio social e despertando novos talentos em oficinas de artes.
A ABEM trabalha o ser humano de forma holística, integrando corpo e mente para uma melhor qualidade de vida. Utiliza técnicas de massoterapia, aromaterapia, cromoterapia e reflexologia além de utilizar programas de reabilitação multidisciplinar (fisioterapia, neurovisão, psicologia, neuropsicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional).
A ABEM tem o compromisso de oferecer atualizações de pesquisas sobre Esclerose Múltipla, produzindo conteúdo técnico científico, materiais de suporte e orientação às pessoas com EM, seus familiares e toda a sociedade.
Atua em advocacy em busca de melhores políticas públicas, em saúde, previdência e social para as pessoas com EM no Brasil, trabalhando para o fortalecimento da rede de associações de pacientes de EM em todo o Brasil.
Confira neste link.