Search
[adsforwp-group id="156022"]
Petróleo

Se intensificam buscas por petróleo na Bacia de Pelotas

Expectativa é para os resultados das próximas etapas de exploração
Se intensificam buscas por petróleo na Bacia de Pelotas
Foto: Ilustração/UFRGS

A esperança de encontrar petróleo na Bacia de Pelotas nunca foi tão grande. A recente assinatura de 26 contratos de concessão, arrematados pela Petrobras em parceria com a Shell em um leilão da ANP, injetou novo ânimo na busca por “ouro negro” na costa gaúcha.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Em dezembro de 2023, a ANP realizou um leilão histórico para a exploração de petróleo na Bacia de Pelotas, que abrange a costa gaúcha e parte de Santa Catarina. Ao todo, 44 blocos foram leiloados, com a Petrobras e a Shell sendo as grandes vencedoras. Além delas, a Chevron Brasil Óleo e a CNOOC Petroleum também garantiram a exploração de áreas promissoras.

As empresas vencedoras se comprometeram a investir, no mínimo, R$ 1,5 bilhão na busca por petróleo na região. Essa expressiva quantia demonstra a confiança do mercado na potencialidade da Bacia de Pelotas.

Um passo histórico na Bacia de Pelotas

Para Juliano Küchle, professor do Instituto de Geociências da UFRGS, nunca houve tantos esforços concentrados na exploração de petróleo na Bacia de Pelotas. “Esse maior interesse vem sendo percebido há aproximadamente dois anos e, com a assinatura desses contratos, estamos mais próximos do que nunca de encontrar óleo na região”, afirma o especialista.

Os blocos adquiridos pela Petrobras estão localizados em águas profundas e ultraprofundas, a mais de 150 quilômetros da costa gaúcha. Segundo a estatal, as águas profundas possuem profundidade entre 300 e 1.500 metros, enquanto as ultraprofundas ultrapassam os 1.500 metros.

O que está em jogo

A descoberta de petróleo na Bacia de Pelotas teria um impacto significativo para a economia do Rio Grande do Sul e do Brasil. Além de gerar empregos e renda, a exploração do recurso poderia aumentar a produção nacional de petróleo e reduzir a dependência do país das importações.

No entanto, é importante ressaltar que a exploração de petróleo em águas profundas é uma atividade complexa e de alto risco. Os investimentos são elevados e o sucesso não é garantido. As empresas vencedoras do leilão precisarão realizar estudos detalhados e investir em tecnologias avançadas para explorar a região.

A descoberta de petróleo na Bacia de Pelotas seria um marco histórico para o Brasil e poderia transformar a região em um importante polo produtor de petróleo. No entanto, é preciso aguardar os resultados das próximas etapas de exploração para ter uma certeza sobre o potencial da região.

Tags: Bacia de Pelotas, Lagoa dos Patos, petrobras, Petróleo