O Hoje na História traz nesta sexta-feira (06), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 06 de setembro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1922, quando o poema escrito por Joaquim Osório Duque-Estrada foi oficializado com o o Hino Nacional Brasileiro.
No dia 06 de setembro de 1922, o poema de Joaquim Osório Duque-Estrada foi escolhido e oficializado como o Hino do Brasil. Estrada venceu um concurso que iria escolher a melhor letra que se adaptasse à música do hino, promovida pelo presidente Epitácio Pessoa. Com a vitória, as vésperas do Centenário da Independência do Brasil, o presidente assinou um decreto que tornou a letra de Estrada como Hino Nacional Brasileiro.
1897 – Nasce Di Cavalcanti, grande pintor brasileiro
Natural do Rio de Janeiro, o pintor Emiliano Di Cavalcanti nasceu em 06 de setembro de 1897. O artista foi um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1992, em São Paulo, e foi o responsável pelo catálogo e programação do evento. Cavalcanti passou anos na Europa trabalhando em sua arte e conhecendo outros pintores, como Picasso e Matisse. Nos anos 1930, ao voltar ao Brasil, ele se filiou ao Partido Comunista e passou a participar de exposições coletivas de arte à nível nacional e internacional. Di Cavalcanti contribuiu para a existência de diversos eventos culturais brasileiros, além de ser o responsável pelas obras que enfeitam o Palácio da Alvorada e a Via-sacra da Catedral de Brasília. O artista morreu em 26 de outubro de 1976, no Rio de Janeiro.
1922 – Hino Nacional Brasileiro é oficializado
No dia 06 de setembro de 1922, o poema de Joaquim Osório Duque-Estrada foi oficializado como o Hino do Brasil. Estrada venceu o concurso que iria escolher a melhor letra que se adaptasse à música do hino, promovida pelo presidente Epitácio Pessoa. Com a vitória, as vésperas do Centenário da Independência do Brasil, o presidente assinou o Decreto Nº 15.671, que tornou a letra de Estrada como Hino Nacional Brasileiro.
1991 – Cidade de Leningrado é rebatizada de São Petersburgo
Com o objetivo de homenagear o fundador da cidade, o Czar Pedro, o Grande, Leningrado voltou a ser chamada de São Petersburgo, em 06 de setembro de 1991. Fundada no ano de 1703, com o objetivo de ser a nova capital do Império Russo, a cidade já havia sido renomeada anteriormente pelo Czar Nicolau II, em 1914, como Petrogrado. Porém, a cidade foi rebatizada de Leningrado no ano de 1924, como homenagem ao líder revolucionário Vladimir Lenin. Após 67 anos, a região voltou a ser São Petersburgo em 1991 e, até hoje, é a segunda maior cidade da Rússia, com mais de 6 milhões de habitantes.
1997 – Funeral da Princesa Diana é realizado em Londres
Nascida em Sandringham, na Inglaterra, a Lady Diana Spencer se tornou a Princesa de Gales ao se casar com o herdeiro do trono britânico, o Príncipe Charles. O casal real teve dois filhos, os príncipes William e Harry, porém após anos de casamento, os dois se divorciaram. Além do seu papel como membro da família real, Diana também era conhecida pelo seu trabalho como ativista em causas sociais, como AIDS, minas de exploração, entre outros. Contudo, em 31 de agosto de 1997, Lady Di – como era conhecida – e o seu namorado, Dodi Al-Fayed, morreram em um acidente de carro, após serem perseguidos por paparazzis. O último adeus a “Princesa do Povo”, foi em 06 de setembro e o funeral acabou sendo transmitindo mundialmente, com aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas assistindo.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia do Alfaiate
Aniversariantes Hoje na História
Wesley Safadão: 36 anos, é um cantor brasileiro. Membro da banda “Garota Safada”, Safadão passou a ser conhecido no nordeste e no resto do Brasil nos anos 2000. Após uma década com o grupo, o cantor lançou carreira solo e o seu primeiro single, “Camarote”, estreou nos primeiros lugares das paradas de sucesso.
Roger Walters: 81 anos, é um cantor e compositor britânico. Fundador de uma das maiores bandas de rock, o Pink Floyd, Walters também é um fenômeno musical na sua carreira solo e é um grande ativista de causas de direitos humanos e políticos.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.