O Hoje na História traz nesta segunda-feira (09), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 09 de setembro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1971, quando o cantor John Lennon lançou o álbum “Imagine”, um dos mais marcantes da sua carreira.
No dia 09 de setembro de 1971, John Lennon lançou o álbum “Imagine”. Composto por 10 faixas, a música título do disco se tornou uma marca registrada da carreira de Lennon, por pedir pela paz mundial na letra da canção. Sendo o segundo trabalho solo do cantor, o álbum foi considerado o oposto do seu primeiro lançamento “John Lennon/Plastic Ono Band”, com canções mais suaves, comerciais e menos rock.
1892 – Descoberta a quinta lua de Júpiter, Amalteia
No observatório Lick da Universidade da Califórnia, o astrônomo Edward Barnard descobriu a lua de Júpiter, Amalteia, em 09 de setembro de 1892. Com formato irregular, sem qualquer tipo de atmosfera e uma superfície repleta de crateras e montanhas, a lua possui cerca de 189 quilômetros de diâmetro e orbita a uma distância média de 181 mil quilômetros do centro de Júpiter. Amalteia foi a 5ª lua identificada do planeta desde Galileu Galilei em 1610 e também a última a ser detectada por observação visual direta.
1948 – Coreia do Norte é fundada
Em 09 de setembro de 1948, a República Popular Democrática da Coreia – ou Coreia do Norte – foi fundada. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a URSS ocupou o norte e os Estados Unidos ocupou o sul da península coreana. A divisão da região resultou nos governos de Syngman Rhee, como presidente do sul e Kim Il-sung, como primeiro-ministro do norte. Ao longo dos anos, ambos os governantes iniciaram uma repressão autoritária aos seus oponentes políticos na região, com cada um buscando a unificação da Coreia, resultando na ‘Guerra da Coreia’ entre os anos de 1950 e 1953. Com o fim do conflito, as fronteiras originais entre os dois países foram reestabelecidas e a Coreia do Norte passou a ser liderada pela dinastia de Kim Il-sung. Sob a política “Songun”, o país mantém a ideologia de “militares em primeiro lugar”, mantendo mais de 9 milhões de soldados ativos. Atualmente, o país é liderado pelo neto de Il-sung, Kim Jong-un.
1971 – John Lennon lança ‘Imagine’
No dia 09 de setembro de 1971, John Lennon lançou o álbum “Imagine”. Composto por 10 faixas, a música título do disco se tornou uma marca registrada da carreira de Lennon, por pedir pela paz mundial na letra da canção e até hoje é performada em eventos internacionais. Sendo o segundo trabalho solo do cantor, o álbum foi considerado o oposto do seu primeiro lançamento “John Lennon/Plastic Ono Band”, junto de sua esposa Yoko Ono, com canções mais suaves, comerciais e menos rock. A capa do disco com o rosto de Lennon foi fotografada por Andy Warhol com uma Polaroid.
2018 – Morre Mr.Catra, ícone do funk brasileiro
Natural do Rio de Janeiro, Mr. Catra foi um dos artistas que marcou a história do funk carioca. Iniciou a sua carreira em uma banda de rock chamada “O Beco”, porém, com o sucesso do funk nos anos 90, Catra decidiu mudar de nicho musical. O seu primeiro sucesso foi “Vida de Cadeia” e ao longo dos anos, o funkeiro lançou diversos clássicos do funk, além de colaborar com artistas de outros gêneros, como samba e pagode. A sua vida pessoal também foi alvo de muita atenção durante a sua carreira, por possuir diversos relacionamentos e ter 32 filhos, recebendo o apelido de “Pai de Todos”. Mr. Catra faleceu em 9 de setembro de 2018, aos 49 anos, após lutar contra um câncer no estômago desde 2017.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia do Médico Veterinário
Aniversariantes Hoje na História
Ana Carolina: 50 anos, é uma cantora brasileiro. Começou a sua carreira no final dos anos 1990, com o seu álbum de estreia “Ana Carolina”, que vendeu mais de 5 milhões de cópias. Atualmente, Ana está em turnê nacional em homenagem à Cássia Eller.
Daniel: 56 anos, é um cantor e compositor brasileiro. Em dupla com o seu amigo João Paulo, Daniel conquistou o Brasil com músicas sertanejas românticas. Em carreira solo, o cantor lançou 27 álbuns de gravações em estúdio e ao vivo.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.