Search
Hoje na História

Hoje na História – 10 de Setembro – Publicado o 1º jornal do Brasil

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na História - 10 de Setembro - Publicado o primeiro jornal do Brasil. Foto: Internet/Reprodução
Hoje na História - 10 de Setembro - Publicado o primeiro jornal do Brasil. Foto: Internet/Reprodução

Hoje na História traz nesta terça-feira (10), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 10 de setembro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1808, quando o primeiro jornal impresso do Brasil foi publicado, o Gazeta do Rio de Janeiro.

 

No dia 10 de setembro de 1808, o ‘Gazeta do Rio de Janeiro’ foi publicado, tornando-se o primeiro jornal impresso do Brasil. Antes da sua primeira edição, era proibido que o povo tivesse acesso a publicações referentes à informações do governo, devido ás regras impostas pela corte portuguesa no Brasil. Contudo, com a invenção da Gazeta, os brasileiros passaram a ter duas publicações semanais do jornal e, o principal conteúdo do veículo, eram comunicações do governo ao público.

 

1808 – É criado primeiro jornal impresso do Brasil, o Gazeta do Rio de Janeiro 

A primeira edição do ‘Gazeta do Rio de Janeiro’ foi publicada no dia 10 de setembro de 1808, tornando-se o primeiro jornal impresso do Brasil. Antes da sua primeira edição, era proibido que o povo tivesse acesso a publicações referentes à informações do governo, devido ás regras impostas pela corte portuguesa no Brasil. Contudo, com a invenção da Gazeta, os brasileiros passaram a ter duas publicações semanais do jornal e, o principal conteúdo do veículo, eram comunicações do governo ao público. Em 1821, o jornal passou a se chamar apenas de ‘Gazeta do Rio’, porém, com a independência do Brasil, o periódico deixou de circular.

 

1977 – Guilhotina é utilizada pela última vez

Em Marselha, na França, no dia 10 de setembro de 1977, a guilhotina foi usada pela última vez como condenação. O executado era Hamida Djandoubi, um tunisiano condenado à morte por assassinato. Criada em 1792, o aparelho ganhou notoriedade durante a Revolução Francesa, quando o revolucionário Joseph-Ignace Guillotin conseguiu aprovar uma lei que exigia que todas as sentenças de morte na França deveriam ser realizadas através de uma “máquina”. Dessa forma, Guillotin acreditava que o aparelho iria proporcionar uma morte mais humana do que outras técnicas utilizadas na época, como o enforcamento. Durante a revolução, cerca de 10 mil pessoas morreram decapitadas. Em 1981, a pena de morte foi proibida na França e o uso da guilhotina foi cessado.

 

1981 – Guernica, pintura de Pablo Picasso, retorna à Espanha

O mural “Guernica”, voltou à Espanha em 10 de setembro de 1981, após 40 anos exposta em outros países. Considerada uma das obras mais importantes de Picasso, a pintura foi feita após a cidade de Guernica ser  bombardeada durante a Guerra Civil Espanhola por aviações nazistas. Sendo um pedido do governo republicano de esquerda espanhol, a obra seria uma homenagem à cidade aliada contra as foras do ditador Francisco Franco. Picasso concluiu a obra em três semanas e nos próximos anos passou a ser exposto em diferentes museus pelo mundo, pois Picasso se recusava a trazer a obra de volta à Espanha enquanto a democracia não fosse restabelecida no país, visto que Franco atuava como ditador. Oito anos após a morte de Picasso, o Rei Juan Carlos I deu início ao processo democrático e ao translado do quadro, que foi anexado ao Museu no Prado, em Madri.

 

1991 – Nirvana lança “Smells Like Teen Spirit”

Em 10 de setembro de 1991, a banda Nirvana lançou uma de suas maiores músicas, ‘Smells Like Teen Spirit’. Composta pelos três membros da banda, Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic, a música é a faixa de abertura do segundo disco do grupo, “Nevermind”. Construída no formato “verso-refrão” – onde o riff principal é utilizado na introdução e no refrão da música, criando uma intensa variação sonora -, a canção possui uma dinâmica em que ela se alterna entre muito alto baixa. A ideia para a letra da música surgiu após a cantora Kathleen Hanna, do Bikini Kill, ter escrito “Kurt Smells Like Teen Spirit”, em referência à uma marca de desodorantes usada por Kurt, porém, Cobain entendeu a frase como uma frase revolucionária e se inspirou para escrever a música. O single passou mais de um ano no topo das paradas de sucesso da época.

Capa do single "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana. Foto: Reprodução/Internet
Capa do single “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana. Foto: Reprodução/Internet

 

Datas Comemorativas Hoje na História

  • Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

Aniversariantes Hoje na História

Guga Kuerten: 48 anos, é um ex-tenista brasileiro. Condecorado no Hall da Fama da Associação de Tenistas Profissionais, Guga se tornou o maior tenista do Brasil ao vencer três vezes o circuito de Roland-Garros, o maior torneio da modalidade.

Wolf Maya: 71 anos, é um ator e diretor brasileiro. Como ator, Maya participou de novelas como “Uga Uga”, “Barriga de Aluguel”, “Fina Estampa”, entre outras. Já na cadeira de diretor, ele criou “A Viagem”, “Malhação”, “Amor À Vida” e muitas outras.

Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.

Confira o Hoje na Histórias e outras informações no canais da Rádio Acústica FM

Tags: Gazeta do Rio de Janeiro, Guernica, Guilhotina, hoje na historia, Nirvana