Search
[adsforwp-group id="156022"]
Hoje na História

Hoje na História – 11 de Setembro – Torres Gêmeas são atacadas

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na História - 11 de Setembro - Torres Gêmeas sofrem atentado. Foto: Reprodução/Youtube
Hoje na História - 11 de Setembro - Torres Gêmeas sofrem atentado. Foto: Reprodução/Youtube

O Hoje na História traz nesta terça-feira (11), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 11 de setembro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 2001, quando o World Trade Center – ou Torres Gêmeas -, sofreu um atentado terrorista.

 

No dia 11 de setembro de 2001, o grupo terrorista Al-Qaeda coordenou o ataque ao World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos. Quatro aviões comerciais foram sequestrados por 19 terroristas e eles desviaram duas aeronaves para colidirem contra as Torres Gêmeas. Os ataques ocorreram no início da manhã e em aproximadamente duas horas, ambas as torres desabaram. No total, cerca de 3 mil pessoas morreram no atentado, incluindo 227 civis e todos os sequestradores.

 

1836 – Proclamada a República Rio-grandense

A República Rio-Grandense foi proclamada em 11 de setembro de 1836, no sul do Brasil. O estado-nação clandestino foi instaurado pelo general Antônio de Sousa Neto, após a vitória na Batalha do Seival no mesmo ano, durante a Revolução Farroupilha, e contou com a legitimidade do Uruguai. Os principais lideres do movimento eram estancieiros revoltados com os impostos altos sobre o charque e o couro, para tornar os produtos estrangeiros mais baratos que o nacional no mercado. Em 1843, a constituição da República Rio-grandense foi aprovada e em seus nove anos de existência possuiu dois presidentes: Bento Gonçalves e Gomes Jardim. Além disso, a república teve quatro capitais oficiai: Piratini, Caçapava do Sul, Alegrete e São Gabriel. Porém, em 1845 a república foi dissolvida por meio do Tratado de Poncho Verde.

 

1973 – Pinochet lidera golpe no Chile 

Um grupo de militares chilenos liderados pelo general Augusto Pinochet atacou a sede da presidência do Chile, matando o presidente Salvador Allende, em 11 de setembro de 1973. O golpe de estado foi precedido através de uma série de ações feitas por opositores do governo de esquerda Allende. Pinochet contou com o apoio de agentes do governo dos Estados Unidos para poder realizar o golpe e em 17 de dezembro do mesmo ano, o general assumiu a presidência do país e tornou ilegal partidos da oposição (esquerda) e os partidos de outras linhas políticas foram banidos. A ditadura chilena perseguiu opositores, suas famílias e diversos civis, resultando na morte, tortura e prisão de aproximadamente 40 mil pessoas. O ditador foi destituído em 1990 e oito anos depois foi preso em Londres. Em dezembro de 2006, o ex-ditador morreu.

Augusto Pinochet foi o ditador do Chile de 1973 até 1990. Foto: Reprodução/Internet
Augusto Pinochet foi o ditador do Chile de 1973 até 1990. Foto: Reprodução/Internet

 

1990 – Sancionada a lei de defesa do consumidor no Brasil

Em 11 de setembro de 1990, foi sancionada a Lei 8.078, do Direito do Consumidor, pelo presidente Fernando Collor. Com o objetivo de atender as “necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo”, conforme escrito no parágrafo 4 da lei, um Código de Defesa também foi lançado e deve estar á disposição do cliente em todos os estabelecimentos.

 

2001 – Ocorre o atentado as Torres Gêmeas

Em 11 de setembro de 2001, o grupo terrorista Al-Qaeda atacou o World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos. Quatro aviões foram sequestrados por 19 terroristas e eles desviaram duas aeronaves para colidirem contra as Torres Gêmeas. Os ataques ocorreram no início da manhã e em aproximadamente duas horas, ambas as torres desabaram. Os incêndios e detritos das colisões causaram um colapso em todos os outros edifícios do complexo WTC e estruturas nas proximidades. O terceiro avião foi desviado para o Pentágono, onde está o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e provocou o colapso parcial do edifício. Já o quarto avião caiu em um campo aberto na Pensilvânia. No total, cerca de 3 mil pessoas morreram no atentado. A confirmação da autoridade dos ataques veio apenas em 2004, quando o líder terrorista Osama Bin Laden assumiu a responsabilidade.

 

Datas Comemorativas Hoje na História

  • Dia do Cerrado

Aniversariantes Hoje na História

Ludacris: 47 anos, é um rapper e ator estadunidense. O rapper começou a sua carreira em 1999, ao lançar o seu primeiro álbum “Incognegro” de forma independente. Enquanto crescia no rap, Ludacris também começou a atuar na TV e no cinema, principalmente na franquia “Velozes e Furiosos”.

Maria Gabriela de Faria: 32 anos, é uma atriz venezuelana. Presente na televisão latino-americana desde criança, o papel de maior destaque de Maria Gabriela foi na série juvenil “Isa TKM” e “Isa TK+”, onde era a protagonista. Atualmente, a atriz está cotada para ser a vilã do filme “Superman”, que estreia em 2025.

Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.

Confira o Hoje na Histórias e outras informações no canais da Rádio Acústica FM

Tags: hoje na historia, Lei do Consumidor, Pinochet, República Rio-grandense, Torres Gêmeas