Search
[adsforwp-group id="156022"]
Hoje na HIstória

Hoje na História – 12 de Setembro – Memorial do 11 de Setembro é aberto

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na História - 12 de Setembro - Memorial do 11 de Setembro é aberto. Foto: Reprodução/Internet
Hoje na História - 12 de Setembro - Memorial do 11 de Setembro é aberto. Foto: Reprodução/Internet

Hoje na História traz nesta quinta-feira (12), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 12 de setembro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de

 

No dia 12 de setembro de 2011, o ‘Museu e Memorial Nacional 11 de Setembro’ foi aberto ao público, em Nova York. Inaugurado 10 anos após a tragédia que derrubou as Torres Gêmeas, o memorial serve como homenagem ás vítimas dos ataques ao World Trade Center e também aos falecidos em um atentado terrorista no ano de 1993. O projeto é de autoria do arquiteto Michael Arad e a construção foi feita exatamente no mesmo local onde estavam as torres. Com uma floresta e duas piscinas infinitas, que contém os nomes de todas as vítimas escritas ao longo de sua borda.

 

1720 – Capitania de Minas Gerais é criada

Em 12 de setembro de 1720, a capitania de Minas Gerais foi criada. A partir da divisão das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro, Minas Gerais teve como capital a cidade de Vila Rica – hoje, Ouro Preto – e uma década após a sua fundação, foi transformada em província. Durante o século XVIII, Minas foi o centro econômico da colônia devido a sua grande exploração de ouro, gerando rápido crescimento populacional. Com o intenso garimpo realizado na capitania, a produção aurífera começou a entrar em declínio em 1750 e, para aumentar a arrecadação, Portugal aumentou os impostos na região, o que causou revolta na população, levando á Inconfidência Mineira, em 1789.

 

1943 – Mussolini é resgatado em missão durante a Segunda Guerra Mundial

A Operação Carvalho aconteceu em 12 de setembro de 1943 e tinha como objetivo resgatar o ditador facista, Benito Mussolini, durante a Segunda Guerra Mundial. Ordenada por Hitler, a ação foi planejada por militares nazistas e o o capitão Otto Skorzeny foi o responsável por tirar Mussolini da prisão em Apeninos, localizada em Gran Sasso, na Itália Central. O ditador foi aprisionado após o armistício da Itália com os Aliados em 1943, porém, com os esforços dos seus aliados alemães, ele escapou do presídio.

 

2011 – Museu em memória ás vítimas do 11 de setembro é aberto

Em 12 de setembro de 2011, oficialmente 10 anos após a queda das Torres Gêmeas, o ‘Museu e Memorial Nacional 11 de Setembro’, foi aberto ao público. Servindo de homenagem ás vítimas dos ataques em Nova York, o local também abriga uma sessão de memória as pessoas que faleceram em um atentado terrorista no ano de 1993. O memorial foi construído pelo arquiteto estadunidense Michael Arad, no mesmo local onde estavam as torres do World Trade Center, em Manhattan. A construção, conta com uma floresta e duas piscinas quadradas, que representam as duas torres que caíram. O nome de todas as vítimas estão escritas no mármore da obra.

 

2016 – Mandato de Eduardo Cunha é cassado pela Câmara dos Deputados

Com 450 votos a favor, a Câmara dos Deputados cassou o mandato de Eduardo Cunha, em 12 de setembro de 2016. A punição aconteceu devido à uma quebra de decoro parlamentar por parte de Cunha, que teria mentido durante o seu depoimento na CPI da Petrobras, ao negar ser o titular de contas no exterior. O relator Marcos Rogério provou que Cunha omitiu a informação de que teria milhões de dólares fora do Brasil para esconder crimes de evasão de divisas e recebimento de valores indevidos. Após 10 meses de processo, além da cassação, Eduardo Cunha, ficou inelegível por 8 anos a partir de 2018, sendo proibido pela justiça de disputar cargos eletivos até o fim de 2026. Ele também foi preso e sentenciado a 24 anos de prisão em regime fechado.

O mandato de Eduardo Cunha foi cassado com 450 votos a favor da Câmara. Foto: Reprodução/Internet
O mandato de Eduardo Cunha foi cassado com 450 votos a favor da Câmara. Foto: Reprodução/Internet

 

Datas Comemorativas Hoje na História

  • Dia do Urologista

Aniversariantes Hoje na História

Malu Mader: 58 anos, é uma atriz brasileira. Iniciou a sua carreira no teatro ainda nos anos 1980 e, logo após a sua estreia nos palcos, foi convidada para atuar na televisão. Em 40 anos de carreira, Malu participou de novelas como “Ti Ti Ti”, “Top Model”, “Celebridade”, entre outras.

Felipe Titto: 38 anos, é um ator brasileiro. Titto estreou na televisão nos anos 2000 em séries como “A Diarista” e “Malhação”. Ao longo dos anos, o ator participou de diversas outras novelas como “Avenida Brasil” e “Dona do Pedaço”. Atualmente, ele atua como apresentador.

Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.

Confira o Hoje na Histórias e outras informações no canais da Rádio Acústica FM

Tags: Eduardo Cunha, hoje na historia, Minas Gerais, Museu 11 de Setembro, Mussolini