Search
[adsforwp-group id="156022"]
SUPERSTIÇÃO

Sexta-feira 13: Sorte ou Azar? Conheça as histórias por trás da data

Para os místicos, a data é marcada por rituais como levantar com o pé direito e superstições como evitar espelhos
Sexta-feira 13: Sorte ou Azar? Conheça as histórias por trás da data
Sexta-feira 13: Sorte ou Azar? Conheça as histórias por trás da data. Foto: Rodrigo Vicente | Acústica FM

A sexta-feira 13, cercada de mistério e superstições, divide opiniões e gera debates há séculos. Para alguns, é sinônimo de azar e infortúnio, enquanto outros a veem como um dia comum. Mas o que de fato esconde essa data tão temida?

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

As origens da sexta-feira 13 são incertas e envolvem diversas culturas e crenças. Uma das teorias mais conhecidas associa o número 13 à Última Ceia de Jesus, onde 13 pessoas se reuniram, incluindo Judas Iscariotes, o traidor. Outra explicação remete à mitologia nórdica, onde a deusa Frigg, associada à sexta-feira, era temida por se reunir com 12 bruxas.

Superstições e hábitos antigos da sexta-feira 13

Ao longo dos anos, diversas superstições foram associadas à sexta-feira 13. Entre as mais comuns, estão:

  • Não passar embaixo de escadas: Acredita-se que isso traz azar por interromper uma passagem imaginária entre o céu e a terra.
  • Evitar gatos pretos: O gato preto é considerado um símbolo de má sorte em muitas culturas.
  • Quebrar espelhos: A superstição diz que quebrar um espelho traz sete anos de azar.
  • Descer da cama com o pé direito: Um ritual antigo para afastar o mau olhado e garantir um bom dia.

Parascavedecatriafobia: O Medo da Sexta-feira 13

O medo irracional da sexta-feira 13 tem um nome: parascavedecatriafobia. Essa fobia combina as palavras gregas para sexta-feira, treze e medo, demonstrando a intensidade com que algumas pessoas sentem essa aversão.

Misticismo e crenças 

Para muitos, a sexta-feira 13 envolve uma série de rituais e crenças místicas. Descer da cama com o pé direito, evitar olhar-se no espelho e outros hábitos são considerados formas de se proteger de energias negativas e atrair a sorte. É importante ressaltar que essas crenças são individuais e não possuem base científica.

Embora as superstições façam parte da cultura de muitos povos, é fundamental lembrar que elas não justificam atitudes prejudiciais a outros. Maus-tratos a animais, intolerância religiosa e qualquer tipo de discriminação são crimes e devem ser combatidos.

A sexta-feira 13 continua a despertar curiosidade e fascínio em pessoas do mundo todo. Seja você um crente em superstições ou um cético, o mais importante é viver a vida com leveza e positividade. Afinal, o poder de transformar nossos dias está em nossas mãos.

Tags: hábitos antigos, Sexta-feira 13, Superstições