Search
Hoje na História

Hoje na História – 16 de Setembro – Steve Jobs volta á Apple

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na História - 16 de Setembro - Steve Jobs volta á Apple. Foto: Reprodução/Internet
Hoje na História - 16 de Setembro - Steve Jobs volta á Apple. Foto: Reprodução/Internet

Hoje na História traz nesta segunda-feira (16), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 16 de setembro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1997, quando o criador da Apple, Steve Jobs, retorna à liderança da empresa.

 

No dia 16 de setembro de 1997, Steve Jobs retornou á Apple, depois de 10 anos afastado. Criada por ele e seu amigo, Steve Wozniak, na garagem dos seus pais, Jobs havia sido demitido da marca após brigas com o antigo CEO, John Sculley, nos anos 1980. O inventor voltou para a empresa depois que o antigo chefe, Gil Amelio, foi demitido devido aos prejuízos que a Apple teve durante a sua gestão. Jobs voltou á marca como CEO interino e ficou na posição até o ano de sua morte, em 2011.

 

1932 – Gandhi faz greve de fome em protesto na Índia

Em 16 de setembro de 1932, Gandhi iniciou uma greve de fome como protesto contra a ideia do governo britânico em separar o sistema eleitoral da Índia por castas. A decisão foi tomada enquanto ele estava preso, mas ainda se mantinha ativo na sua luta pela libertação da Índia. Conhecido por suas ações de desobediência civil, Gandhi decidiu começar um “jejum até a morte” como protesto contra a nova constituição indiana, que visava dividir a sociedade do país de acordo com as sua classe social. O jejum terminou após 6 dias, com um acordo entre o governo britânico, os indianos das castas superiores e os indianos das castas mais baixas (intocáveis), que reverteu a decisão da separação.

 

1939 – Acontece a Batalha de Khalkhim Gol, entre Japão e União Soviética

Em 16 de setembro de 1939, chegou ao fim a batalha entre o Japão e a União Soviética. Provocada pelo Japão e as suas ambições territoriais – visto que desde 1938, o país estava invadindo terras chinesas -, os japoneses logo avançaram para a URSS e assim a batalha na fronteira eclodiu. O exército vermelho da União Soviética conseguiu derrotas as forças japonesas e, após o conflito, os soviéticos atacaram as tropas restantes do Japão que estavam na região de Manchukuo. Cansados da ofensiva, o lado japonês solicitou um cessar fogo no dia 16 de setembro e dois anos depois, o Pacto de Neutralidade foi assinado e as fronteiras entre os países foram estabelecidas.

Gandhi fez um jejum de 6 dias para protestar contra a definição das castas. Foto: Reprodução/Internet
Gandhi fez um jejum de 6 dias para protestar contra a definição das castas. Foto: Reprodução/Internet

 

1976 – Ditadura argentina sequestra alunos na Noite do Lápis

A ditadura militar argentina realizou uma série de sequestros, a partir do dia 16 de setembro de 1976. Conhecida como a “Noite do Lápis”, os crimes foram cometidos contra estudantes secundaristas que atuavam como militantes ou ex-militantes da União de Estudantes Secundaristas (UES) – um grupo que lutava contra o regime ditatorial do país, na cidade de La Plata. Após o golpe militar, o governo implementou um conjunto de ações que visavam destruir forças de esquerda e resistência em todo território argentino. Os atos cometidos pelos responsáveis pelo “Processo Nacional de Reorganização” incluíram torturas, sequestros e assassinatos de pessoas contrárias à ditadura. Após diversos protestos e manifestações da UES e outras entidades militantes, o governo – que já estava espionando os estudantes – sequestrou 10 jovens argentinos, entre 16 e 18 anos, de suas casas e os levou para centros de detenção clandestinos. Apenas 4 militantes sobreviveram e os outros 6 estão desaparecidos até os dias de hoje. Em 2011, mais de 20 policiais foram condenados por crimes contra a humanidade por participarem da Noite do Lápis.

 

1997 – Steve Jobbs retorna à Apple 

Após 10 anos da sua demissão, Steve Jobs retornou à Apple em 16 de setembro de 1997. Criador da marca junto de seu amigo Steve Wozniak, Jobs havia sido demitido da própria empresa depois de vários conflitos com o antigo CEO, John Sculley. Durante esses anos, Jobs criou outras duas empresas: a NeXT – de computação gráfica – e a Pixar – estúdio de animação em parceria com a Disney. Com as suas novas marcas, o inventor visava derrubar a Apple do mercado, porém não conseguiu. A sua volta foi acertada depois que o então chefe da empresa, Gil Amelio, foi demitido devido ao prejuízo financeiro que a Apple teve durante a sua gestão e Jobs foi decretado o novo CEO interino.

 

Datas Comemorativas Hoje na História

  • Dia Internacional Para a Preservação da Camada de Ozônio

Aniversariantes Hoje na História

Andréa Beltrão: 61 anos, é uma atriz brasileira. Começou a sua carreira no teatro em 1976 em uma produção de “O Auto da Compadecida”. Nos nos 1980, fez a sua estreia na TV e participou de diversas novelas e séries como “Mulheres de Areia” e “Tapas & Beijos”.

Carolina Dieckmann: 46 anos, é uma atriz brasileira. Presente na TV desde os anos 1990, Dieckmann marcou a televisão brasileira ao raspar a cabeça em cena como a personagem Camila em “Laços de Família”, que enfrentava o diagnóstico de leucemia.

Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.

Confira o Hoje na Histórias e outras informações no canais da Rádio Acústica FM

Tags: Batalha de Khalkhim Gol, Gandhi, hoje na historia, Noite do Lápis, Steve Jobbs