Search
[adsforwp-group id="156022"]

Número de eleitores brasileiros cresce no exterior

img_18283_foto_1.jpg

Dia das eleições, e dia dos brasileiros que moram no exterior, exercerem o seu direito mesmo longe do Brasil. Este ano são 500.729 eleitores brasileiros aptos a votar fora do país, mais 41% do que em 2014. O número nas últimas eleições era de 354.184 mil.

Neste ano são esperados 160.035 eleitores nos Estados Unidos, país com o maior número de brasileiros aptos a votar. Em segundo lugar está o Japão, com 60.720 brasileiros. Na terceira colocação está Portugal, com 39.246 mil brasileiros aptos a votar.

Portugal tem sido um dos países com maior procura de brasileiros para imigração no momento. Destes quase quarenta mil eleitores, 21.195 se concentram para votar em Lisboa, capital do país. Em 2014 o número era de 17.286 eleitores na jurisdição eleitoral do Consulado Geral em Lisboa. No Porto também houve um aumento de 12.374 para 15.000 eleitores neste ano. Em Faro, o número duplicou. De 1.250 sob a jurisdição do Consulado Geral em Faro, em 2018 são esperados 3.623 eleitores.

De acordo com o relatório anual de Imigração, Fronteiras e Asilo, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em 2017 registrou-se 85.426 brasileiros residindo no país. O número fez com que os brasileiros se tornassem a comunidade com maior expressão em Portugal.

Os brasileiros que não transferiram o seu título eleitoral para o novo país de residência, com 151 dias de antecedência das eleições não poderão votar em 2018, nem no primeiro e nem no segundo turno. Não é mais possível a votação em trânsito.

Os brasileiros que forem votar fora do país precisarão levar:

– Documento de identidade brasileiro com foto (RG, passaporte, CNH ou carteira de trabalho).

– E-título (É um aplicativo que permite ao eleitor baixar uma via digital do seu título de eleitor. O aplicativo está disponível na Google Play e na App Store.

Como justificar?

Os brasileiros que não conseguiram transferir a zona de votação para o exterior devem justificar a ausência através de um formulário online no site do TER-DF (www.tre-df.jus.br), até 60 dias após as eleições. É preciso justificar também, caso haja o segundo turno.

Como posso transferir o meu título de eleitor?

Para transferir o seu título de eleitor para as próximas eleições é preciso ir ao Serviço Consular mais próximo de sua residência. Outra opção é iniciar o pedido online, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém o formulário precisará ser autenticado no Serviço Consular indicado.

Os documentos necessários para a transferência são:

– Documento oficial de identificação brasileiro;

– Atestado de residência fora do país;

– Comprovante de quitação eleitoral;

– Certificação de quitação de serviço militar (homens de 18 a 45 anos que ainda não possuam título de eleitor).

Que horas terão início as votações na Europa:

Em toda a Europa as votações terão início às 08h dos respectivos países e se estenderão até as 17h.