A Polícia Federal (PF) intensificou a busca por candidatos às eleições municipais de 2024 que possuíam mandados de prisão em aberto. Até o momento, pelo menos 31 candidatos foram presos em dez estados brasileiros, segundo dados atualizados até as 17h desta sexta-feira (20).
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Os crimes pelos quais eles eram procurados são diversos, incluindo homicídio, estupro, tráfico de drogas, corrupção e, em grande parte dos casos, não pagamento de pensão alimentícia.
Lei eleitoral e prisão de candidatos
É importante ressaltar que a legislação brasileira não impede que pessoas com mandados de prisão em aberto concorram a cargos eletivos, desde que não tenham sido condenadas por um tribunal colegiado ou tenham condenação definitiva. No entanto, essas pessoas estão sujeitas à prisão caso sejam encontradas.
A partir deste sábado (21), quem é candidato às eleições municipais de 2024 terão uma proteção especial: a imunidade eleitoral. Essa medida, prevista no Código Eleitoral, impede a prisão de quem concorre a cargo político nos 15 dias que antecedem o primeiro turno das eleições, salvo em flagrante delito. A medida visa garantir que os candidatos possam exercer seus direitos políticos sem impedimentos arbitrários.