Search
[adsforwp-group id="156022"]
ECONOMIA

Imposto de Renda: Receita abre consulta ao 5º lote de restituição

O lote é composto por 511.025 restituições que serão destinadas aos contribuintes, entre prioritários e não prioritários
Imposto de Renda: Receita abre consulta ao 5º lote de restituição
Foto: Marcello Casal Jr. | Agência Brasil

A Receita Federal abre nesta segunda-feira (23), a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2024 – ano base 2023. A consulta do recurso, que beneficiará mais de 511 mil contribuintes, poderá ser feita pelo site ou aplicativo da Receita, na aba “Meu Imposto de Renda”.

No total, serão distribuídos R$ 1,03 bilhão. Desta soma, R$ 435 milhões referem-se aos contribuintes prioritários, sendo 11.188 idosos acima de 80 anos, 75.686 cidadãos entre 60 e 79 anos, 6.731 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 23.180 trabalhadores cuja maior fonte de renda é o magistério.

Além disso, outros 23.180 contribuintes que não possuem prioridade legal também serão contemplados por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado pelo recebimento por PIX. Ainda neste lote, receberão o depósito 106.289 moradores do Rio Grande do Sul que tiveram prioridade devido ao estado de calamidade decretado pelo governo.

A devolução da restituição será realizada a partir dia 30 de setembro, na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. No caso de o crédito não ser depositado, os valores ficarão disponíveis para resgate no prazo de até um ano no Banco do Brasil. Nesta situação, o beneficiário deve reagendar o recebimento do crédito.

Calendário completo de restituições do Imposto de Renda:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 28 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 30 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

Como obter a restituição?

Se, ao preencher a sua declaração do imposto de renda, o resultado for de imposto a restituir, o valor excedente de imposto pago ao longo do ano (ano-calendário) será devolvido na conta bancária indicada na sua declaração.

O valor da restituição é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao do prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Uma vez encaminhado ao banco, o valor da restituição não sofrerá atualizações, independentemente da data em for recebida a restituição.

Tags: Imposto de renda, restituição de impostos