O Hoje na História traz nesta terça-feira (24), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 24 de setembro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 2004, quando foi divulgada a denúncia do deputado Miro Teixeira sobre a prática do “mensalão” ao Ministério Público Federal.
No dia 24 de setembro de 2004, o Jornal do Brasil publicou a matéria “Miro denuncia propina no Congresso”, que trazia um depoimento do deputado e ex-ministro das Comunicações, Miro Teixeira, sobre o esquema do “mensalão”. A publicação foi feita após a revista Veja expor o esquema de compra de votos do PTB pelo PT, em troca de apoio no Executivo. A partir das publicações, uma série de denuncias de corrupção envolvendo políticos, empresários, publicitários e partidos foram feitas em 2005.
1834 – Morre o Imperador do Brasil, D. Pedro I
D. Pedro I, o primeiro imperador do Brasil, faleceu em 24 de setembro de 1834, em Lisboa. Nascido em Portugal, ele chegou a colônia brasileira junto da família real em 1808, fugindo da ofensiva de Napoleão Bonaparte. Com a independência do Brasil em 1822, D. Pedro governou até o ano de 1832, quando abdicou ao trono. Ao retornar à Portugal, o monarca se envolver em uma guerra civil em defesa do liberalismo no país e morreu de tuberculose pouco tempo depois que saiu vitorioso do conflito.
1949 – Nasce o cineasta espanhol Pedro Almodóvar
Natural da cidade Calzada de Calatrava, na Espanha, Pedro Almodóvar nasceu em 24 de setembro de 1949. O primeiro sucesso internacional de Almodóvar foi o filme “Mulheres á Beira de um Ataque de Nervos”, em 1988. Ao longo de toda a sua carreira, o cineasta conquistou duas estatuetas do Oscar, quatro prêmios do Festival de Cannes e seis prêmios Goya da Espanha. Além de ser conhecido pelo seu melodrama, Almodovár também é marcado por sempre colaborar com os seus atores favoritos, como Penélope Cruz e Antonio Banderas.
1991 – Nirvana lança o álbum “Nevermind”
Em 24 de setembro de 1991, o Nivarna lançou o seu segundo álbum de estúdio, o “Nevermind”. Um dos álbuns de maior influência do rock dos últimos tempos, o disco levou a banda ao sucesso mundial, vendendo cerca de 30 milhões de cópias no mundo todo. Sucesso de crítica e público, o álbum possui 12 faixas, incluindo “Smells Like Teen Spirit”, “Draind You” e “Something In The Way”.
2004 – Miro Teixeira denuncia sobre prática do “Mensalão”
Em dia 24 de setembro de 2004, o Jornal do Brasil publicou a matéria “Miro denuncia propina no Congresso”. Nessa edição, o veículo trouxe um depoimento do deputado e ex-ministro das Comunicações, Miro Teixeira, sobre o esquema do “mensalão”. A publicação foi feita após a revista Veja publicar sobre a compra de votos do PTB pelo PT, em troca de apoio no poder Executivo e teria custado aproximadamente R$ 10 milhões. Assim, a partir de 2005, uma série de denúncias de corrupção envolvendo políticos, partidos e empresário foram feitas após o rompimento do acordo entre os partidos, culminando em um dos maiores escândalos políticos do Brasil.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia Nacional do Mototaxista
Aniversariantes Hoje na História
Nanda Costa: 38 anos, é uma atriz brasileira. Em 2006, Nanda fez a sua estreia na novela “Cobras & Lagartos” e ao longo dos anos, a atriz se dividiu entre a televisão, o cinema e o teatro. O seu papel mais recente foi na segunda temporada da série “Justiça”.
Juliano Cazarré: 44 anos, é um ator brasileiro. Atuando no teatro desde a adolescência, Cazarré estreou na TV em 2008 na série “Alice”, da HBO Brasil e intercalou a sua carreira entre a televisão e o cinema. Os seus próximos projetos são a novela “Volta Por Cima” e o filme “O Auto da Compadecida 2”.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.