O Hoje na História traz nesta quarta-feira (25), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 25 de setembro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1980, quando a banda Led Zeppelin anunciou o seu fim.
No dia 25 de setembro de 1980, a banda Led Zeppelin anunciava o seu fim, após a morte do baterista, Henry Bonham, vítima de asfixia pelo seu próprio vômito após ingerir bebidas alcóolicas antes de dormir. Abalados com a perda de Bonham, Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones decidiram encerrar as suas atividades como grupo por tempo indeterminado, porém, o comunicado oficial para a imprensa apenas no mês de dezembro do mesmo ano.
1955 – Nasce o escritor e navegador Amyr Klink
Natural de São Paulo, o empreendedor de expedições marítimas e escritor, Amyr Klink, nasceu em 25 de setembro de 1955. Conhecido por sua aventuras solitárias pelos mares, a primeira expedição da Klink amplamente conhecida foi em 1984, quando atravessou o Oceano Atlântico em um barco a remo. O percurso de 7 mil quilômetros entre a Namíbia e o estado da Bahia durou entre 10 de junho e 19 de setembro. A partir desse ano, Amyr viajou para diversos outros lugares do mundo e registrou as suas vivências em diversos livros, como “Mar Sem Fim” e “Cem Dias Entre Céu e Mar”.
1956 – Primeiro cabo telefônico submarino do mundo é inaugurado
Em uma cerimônia em Londres, o primeiro sistema de cabo telefônico transatlântico submarino do mundo foi construído entre a Escócia e o Canadá foi inaugurado em 25 de setembro de 1956. No seu primeiro dia de funcionamento, mais de 600 chamadas foram feitas em seus 36 canais entre Londres, Estados Unidos e Canadá. O primeiro cabo permaneceu em atividade até o anos de 1978 e, a partir de 1988, todos os sistemas telefônicos passaram a possuir cabos de fibra óptica com forma de proteção das águas.
1980 – Led Zeppelin anuncia o fim da banda
No dia 25 de setembro de 1980, o baterista do Led Zeppelin, Henry Bonham, faleceu aos 32 anos. Dessa forma, abalados com a perda de um de seus integrantes, os outros três membros da banda – Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones – decidiu encerrar as suas atividades por tempo indeterminado. Na noite anterior da sua morte, Bonham havia ingerido bebida alcóolica antes de dormir e, pela manhã, um membro da equipe do Led Zeppelin encontrou o baterista morto na casa de Jimmy Page, onde todos estavam hospedados. Mais tarde, foi confirmado que Bonham faleceu vítima de asfixia pelo próprio vômito. O anuncio oficial do fim da banda para a imprensa veio apenas em dezembro de 1980 e, desde então, a banda se reuniu poucas vezes para algumas apresentações isoladas, sendo a última feita em 2007.
2005 – Exército Republicano Irlandês anuncia o seu desarmamento
Em 25 de setembro de 2005, o Exército Republicano Irlandês (IRA), anunciou oficialmente o seu desarmamento. Depois de anos de conflitos armados para unificar as suas Irlandas, o grande arsenal do grupo foi deixado em locais secretos pela República da Irlanda e, como testemunhas do ato, um padre católico e protestante e funcionários dos Estados Unidos e da Finlândia foram escolhidos. A decisão de desarmar o IRA veio após negociações e pressões internacionais para encerrar a violência e iniciar um processo de paz na Irlanda do Norte.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia Nacional do Trânsito
Aniversariantes Hoje na História
Glória Perez: 75 anos, é uma autora e roteirista brasileira. Após anos colaborando com outros autores de novelas, em 1987 “Carmen” foi a primeira novela escrita somente por Perez a ir ao ar na TV. A escritora ganhou um prêmio Emmy Internacional pelo seu trabalho na novela “Caminho das Índias”, em 2009.
Will Smith: 56 anos, é um ator e cantor estadunidense. Conhecido mundialmente pela série “Um Maluco no Pedaço” e pelas franquias como “Bad Boys” e “Homens de Preto”, em 2022 Smith finalmente conquistou o Oscar de de “Melhor Ator” pelo seu papel no filme “King Richard”.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.