Search
[adsforwp-group id="156022"]
Saúde

Urologista fala sobre como a hematúria é desenvolvida

O urologista Dr. Rafael Fraga fala sobre quais são as causas da hematúria, doença que causa sangramento na urina
Urologista fala sobre como a hematúria é desenvolvida. Foto: Acústica FM
Urologista fala sobre como a hematúria é desenvolvida. Foto: Acústica FM

No programa Primeira Hora desta sexta-feira (27), o urologista Rafael Fraga conversou com a Rádio Acústica FM sobre como a hematúria – sangue na urina – é desenvolvida. O médico compartilhou informações sobre as diversas causas dessa doença no corpo humano.

 

Em entrevista, o Dr. Fraga explica que a hematúria é uma doença onde a pessoa perde sangue pela urina. Assim, dependendo do caso do paciente, a hematúria pode ser microscópica – onde o especialista precisará examinar a urina em laboratório para encontrar a presença do sangue – ou macroscópica – quando o próprio paciente relata ou apresenta uma urina com uma cor alterada, podendo variar entre um tom avermelhado ou amarronzado, denunciando alguma alteração no corpo da pessoa.

Vale ressaltar, que nem todos os casos de hematúria são graves. O urologista afirma que alguns casos são transitórios, ou seja, apenas acontecem quando se está sujeito a esse tipo de sangramento. Relações sexuais intensas, exercícios físicos exagerados e coleta de urina em período menstrual, podem ser algumas das situações em que o sangue na urina não está relacionado á uma doença grave – ela é apenas uma reação à uma situação.

Contudo, a hematúria pode ser a manifestação de alguma outra doença no corpo de uma pessoa. De acordo com o Dr. Fraga, pacientes com câncer de bexiga, uretra, rim ou próstata podem apresentar sangue na urina, pelo fato das células cancerígenas estarem diretamente ligadas ao aparelho urinário humano. Também, cálculos renais, cálculos na bexiga, infecções nos rins ou na bexiga podem provocar sangramento na urina.

Para que essa doença possa ser tratada, é necessário uma boa avaliação do caso do paciente. Primeiramente, o urologista aponta que um exame laboratorial deve ser feito, independente da hematúria ser microscópica ou macroscópica. Dessa forma, os especialistas poderão identificar se causa da doença é alguma inflamação, infecção ou se é apenas uma consequência de alguma atividade intensa, sem ligação com outra enfermidade.

Após a primeira análise da urina, outros exames como tomografia, ressonância e endoscopia podem ajudar a direcionar o médico ao diagnóstico final da doença que está manifestando a hematúria e assim, o tratamento final é estipulado.

Para exemplificar um dos casos de hematúria que presenciou, o Dra. Fraga relata a história de um antigo paciente, que após um dia de trabalho intenso, urinou sangue ao chegar em casa. Durante o atendimento, o urologista realizou uma endoscopia da bexiga e encontrou um tumor no interior do órgão, que por consequência, causava o sangramento na urina. O paciente foi levado para uma cirurgia de retirada do tumor e, com o acompanhamento pós-operatório, o paciente ficou totalmente curado de ambas as doenças.

 

Por fim, o especialista afirma que nem sempre todos os casos de hematúria são identificados. Dependendo do caso do paciente, uma equipe médica pode passar semanas ou meses investigando os motivos da presença do sangue na urina e não chegar a uma causa conclusiva. De acordo com o Dr. Fraga, cerca de 10% dos casos de hematúria são considerados idiopáticos, ou seja, são sangramentos cuja origem são desconhecidas, mesmo após uma investigação médica.

Confira toda a entrevista do Dr. Rafael Fraga no Primeira Hora

Tags: Hematúria, Saúde, Urologista