O Hoje na História traz nesta terça-feira (01), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 01 de outubro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1977, quando o ‘Rei do Futebol’, Pelé, jogou a sua última partida como jogador profissional.
No dia 01 de outubro de 1977, Pelé – o ‘Rei do Futebol’ – se despediu dos gramados. Usando a camisa do New York Cosmos, a sua última partida foi contra o Santos, o time onde iniciou a sua carreira. Na ocasião, o time estadunidense de Pelé ganhou por 2 a 1 do time brasileiro e o jogador se aposentou definitivamente do posto de jogador de futebol.
1813 – Argentinos são derrotados na Batalha de Vilcapugio
Durante o auge da Guerra da Independência da Argentina, ocorreu a Batalha de Vilcapugio, onde as tropas argentinas foram derrotadas pelas tropas espanholas de Joaquín de la Puzela, em 1° de outubro de 1813. As forças do general Manuel Belgrano foram surpreendidas em combate, mas inicialmente obtiveram vantagem ao atacar o exército espanhol. Apesar da vitória parecer certa, a chegada dos reforços espanhóis causou pânico e a derrota argentina. As tropas de Puzela recuperaram todo o armamento e estabeleceram o domínio sobre a região, infligindo pesadas baixas e perdas materiais aos argentinos.
1958 – Nasa entra em operação
Em 1° de outubro de 1958, a NASA (National Aeronautics ans Space Administration) iniciava o seu primeiro dia de operação nos Estados Unidos. Criada em meio a corrida espacial entre os EUA e a URSS, a agência foi criada após o lançamento do primeiro satélite soviético, o Sputnik 1. Responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial, a NASA realizou diversas missões espaciais, como a “Apollo 11”, que enviou o homem à Lua e o envio de satélites de exploração de Marte.
1977 – Pelé joga sua última partida de futebol
Em 1° de outubro de 1977, Pelé – o ‘Rei do Futebol’ – se despediu oficialmente dos gramados. Depois de uma longa carreira como jogador profissional, o brasileiro chegou ao time New York Cosmos, dos Estados Unidos, em 1975, com o objetivo de difundir o esporte no país. Na sua última partida, Pelé jogou pelo time estadunidense contra o Santos, o time onde iniciou a sua carreira, e venceu por um placar de 2 a 1.
1989 – Dinamarca é o primeiro país a legalizar a união civil LGBTQIAP+
A Dinamarca se tornou o primeiro país do mundo a autorizar a união civil entre casais homoafetivos, em 1° de outubro de 1989. No país, as “parcerias registradas” continham os mesmos direitos que o casamento heterossexual e deveriam cumprir alguns requisitos, como: um parceiro ser cidadão dinamarquês e ser residente na Dinamarca, ou ambas as partes deviriam ter tido residência na Dinamarca por pelo menos dois anos. Em casos de divórcio, as uniões LGBTQIAP+ também seguiam as mesmas regras de divórcio entre casais heterossexuais. Em 2012, a lei evoluiu e passou a permitir o casamento homoafetivo em todos os âmbitos, não somente no civil como foi inicialmente.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia do Idoso
Aniversariantes Hoje na História
Ketleyn Quadros: 37 anos, é uma judoca brasileira. Membro da Seleção Brasileira de Judô, Quadros compete na categoria -57kg. Em Jogos Olímpicos, ela conquistou duas medalhas de bronze nas edições de Pequim, em 2008, e Paris, em 2024.
Brie Larson: 35 anos, é uma atriz estadunidense. Em 2016, Larson ganhou o Oscar de “Melhor Atriz” pelo filme “O Quarto de Jack”. Atualmente, a atriz vive a heroína “Capitã Marvel”, no Universo Cinematográfico da Marvel.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.