O Hoje na História traz nesta quarta-feira (02), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 02 de outubro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1947, quando o Museu de Arte de São Paulo foi inaugurado no centro da capital paulista.
No dia 02 de outubro de 1947, o MASP (Museu de Arte de São Paulo) foi inaugurado na rua Sete de Abril, no centro da capital paulista. Idealizado por Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi, o museu foi transferido para a sua sede atual na Avenida Paulista no final da década de 1960, após 10 anos de obras. Em 1968, na presença da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Philip da Inglaterra, o novo prédio conta com um grande acervo de 8 mil peças tombado pelo IPHAN (Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
1932 – Fim da Revolução Constitucionalista em São Paulo
A Revolução Constitucionalista, um movimento armado que aconteceu em São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas, se encerrou no dia 02 de outubro de 1932. Com o objetivo de derrubar o governo provisório de Vargas e conquistar uma nova Constituição, a revolta se iniciou em 09 de julho do mesmo ano e se encerrou com um grande número de perdas. Os números oficiais apontam que 934 pessoas perderam a vida, porém, outros órgãos estimam que mais de 2 mil brasileiros morreram durante os meses de conflito.
1947 – MASP é inaugurado
O Museu de Arte de São Paulo – o MASP – foi inaugurado na Rua Sete de Abril, no centro de São Paulo, em 02 de outubro de 1947. Idealizado por Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi, o museu inicialmente foi instalado no prédio Diários Associados e foi transferido para a sua sede atual na Avenida Paulista no final da década de 1960. Após 10 anos de obras, em novembro de 1968, na presença da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Philip da Inglaterra, o novo museu conta com um grande acervo de 8 mil peças tombado pelo IPHAN (Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), incluindo obras de Botticceli, Monet, Van Gogh, Diego Rivera, Cândido Portinari, Anita Malfatti, entre outros.
1992 – Ocorre o Massacre de Carandiru
O Massacre do Carandiru, um dos piores da história penitenciária mundial, aconteceu em 02 de outubro de 1992, na Casa de Detenção em São Paulo. Os presos, que se uniram em uma rebelião, foram reprimidos por uma operação da polícia militar e a ação resultou na morte de 111 detentos. As circunstâncias do ocorrido são controversas, gerando debates sobre o uso excessivo da força. Enquanto o comandante da operação informou que agiu apenas para cumprir o dever, grupos de direitos humanos alegaram que houve a intenção de exterminar os presos. Até hoje, o massacre é relembrado e discorrido em diversos livros, séries e filmes.
2009 – Rio de Janeiro é escolhida como sede das Olimpíadas de 2026
Em Copenhague, na Dinamarca, o Rio de Janeiro foi confirmada como a cidade sede das Olimpíadas de 2016 na eleição do Comitê Olímpico Internacional (COI), no dia 02 de outubro de 2009. Na ocasião, o presidente Lula e o jogador Pelé comemoraram junto da comissão brasileira a vitória do Brasil contra Madri na última rodada da reunião de votação, por 66 votos a 32. Assim, o Rio foi a primeira cidade da América do Sul a receber o evento na história das Olimpíadas.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia Internacional da Não Violência
Aniversariantes Hoje na História
Cleo: 42 anos, é uma atriz e cantora brasileira. Filha de Glória Pires e Fábio Júnior, Cleo iniciou a sua carreira no filme “Benjamin” (2004) da cineasta Monique Gardenberg. Atualmente, ela se dedica a carreira de cantora e lançou o seu último álbum “Dark Pop”, em 2023.
Alisson Becker: 32 anos, é um jogador de futebol brasileiro. Atuando na posição de goleiro, Becker começou a sua carreira no clube Internacional, no Rio Grande do Sul. Nos últimos anos, passou a atuar pelo time inglês Liverpool e pela Seleção Brasileira.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.