No programa Primeira Hora da última segunda-feira (01), o urologista Rafael Fraga conversou com a Rádio Acústica FM sobre como é causada a cistite de repetição, tanto em mulheres, quanto em homens. O médico compartilhou informações sobre quais são os principais sintomas e de como são os tipos de tratamentos disponíveis.
Em entrevista, o Dra. Fraga explica que a cistite é uma doença causada por bactérias que entram na bexiga através da uretra – que transporta a urina da bexiga para o exterior do corpo – causando uma infecção. Também, alguns pacientes podem acabar desenvolvendo essa infecção através do sangue ou da linfa – um líquido produzido quando o sangue atravessa os vasos capilares e vaza para o corpo.
Porém, existem alguns casos de pacientes que apresentam “Cistite de Repetição”: uma condição em que a pessoa tem três ou mais episódios de cistite em um período de seis meses, ou quatro ou mais episódios em um período de um ano.
Comumente atrelada á mulheres, a cistite comum e a de repetição também pode afetar homens e geralmente os sintomas são os mesmos, como: dor ou ardência ao urinar, urina com cheiro forte, urina com sangue, necessidade de urinar com frequência, sensação de urgência para urinar e dor na parte inferior do abdômen.
O tratamento dessa forma de cistite depende da causa subjacente. Enquanto um caso regular desse tipo de infecção é tratado com antibióticos ao longo de 3 a 7 dias – podendo ter esse período prologando conforme a gravidade do estado do paciente -, em um quadro de repetição, o médico deverá realizar alguns testes para determinar a causa reincidente dessa enfermidade e, assim, iniciar um tratamento contra o que está desencadeando essa infecção e, em consequência, a própria cistite.
O urologista ressalta que, é importante trabalhar com um médico especialista para encontrar o melhor plano de tratamento para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Dentre algumas dicas do Dr. Fraga para prevenir ou auxiliar a melhora de um quadro de cistite, estão:
- Beber bastante água.
- Urinar com frequência.
- Limpar-se da frente para trás após usar o banheiro.
- Usar roupas íntimas de algodão.
- Evitar alimentos e bebidas que possam irritar a bexiga, como café, chá, refrigerantes e alimentos picantes.
- Fazer exercícios regularmente.
- Reduzir o estresse.