Um grupo de aproximadamente 150 moradores de comunidades rurais de Camaquã promoveu um protesto em frente à sede da CEEE Equatorial na manhã desta segunda-feira. A manifestação pacífica teve como principal motivo, a falta de energia elétrica que atinge a região há dias, causando prejuízos significativos, principalmente para produtores de tabaco.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Com faixas e cartazes, os manifestantes expressaram sua indignação com a situação.
Moradores do interior de Camaquã relatam prejuízos
Para simbolizar as perdas, alguns levaram folhas de tabaco danificadas pela falta de energia para a secagem. Motores de estufas queimados também foram expostos, evidenciando os danos causados pelas constantes oscilações e interrupções no fornecimento de energia.
A falta de eletricidade tem gerado grandes prejuízos para os produtores de tabaco, uma das principais atividades econômicas da região. Boa parte da produção está sendo comprometida, com folhas apodrecendo nas estufas por falta de secagem adequada.
Além disso, moradores relatam a perda de alimentos perecíveis devido à falta de refrigeração em geladeiras e freezers. A ausência de energia também tem afetado o abastecimento de água em algumas localidades, já que muitas casas utilizam bombas elétricas para captação.
Os manifestantes cobram uma solução imediata da CEEE Equatorial para o problema e ressaltam a importância da energia elétrica para a vida da comunidade e para a economia local. A empresa ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.
Confira os detalhes com a reportagem da Rádio Acústica FM: