O Hoje na História traz nesta terça-feira (08), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 08 de outubro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1998, quando o escritor José Saramago ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em língua portuguesa.
No dia 08 de outubro de 1998, o escritor português José Saramago recebeu o único Prêmio Nobel de Literatura em língua portuguesa. Iniciou a sua carreira em 1947 e ao longo de sua carreira escreveu 20 romances e diversos outros contos, crônicas, poesias e peças de teatro. O seu primeiro grande sucesso veio em 1980 com o livro “Levantando do Chão”, porém, a sua obra de maior reconhecimento é “Ensaio Sobre a Cegueira”, de 1995.
1948 – Nasce Johnny Ramone, da banda de rock Ramones
Nascido em Nova York, no dia 8 de outubro de 1948, Johnny Ramone foi o guitarrista da banda de punk rock ‘Ramones’. Conhecido por seu temperamento difícil e pelas regras impostas aos outros parceiros de banda, Johnny liderou o grupo durante todos os seus 22 anos de atividade, entre 1974 e 1996, e lançou 14 álbuns de estúdio. Após cinco anos de luta contra um câncer de próstata, Johnny Ramone faleceu em 15 de setembro de 2004, em Los Angeles, aos 55 anos.
1967 – Che Guevara é capturado na Bolívia
Ernesto Rafael Guevara de la Serna, mais conhecido como Che Guevara, foi capturado na Bolívia no dia 8 de outubro de 1967. Como revolucionário, Guevara foi um dos ideólogos e comandantes da Revolução Cubana, onde fez parte do governo ao lado de Fidel Castro. Após a vitória cubana, ele decidiu que levaria a luta revolucionária para outros países do mundo e, entre os anos de 1965 e 1967, participou de movimentos no Congo e na Bolívia – onde foi capturado por forças bolivianas e assassinado no dia seguinte.
1993 – Toni Morrison se torna a primeira mulher negra a ganhar o Nobel de Literatura
Com 62 anos, Toni Morrison se tornou a primeira mulher negra a ter um Prêmio Nobel de Literatura. Por suas diversas obras – entre peças, livros contemporâneos, ensaios e obras infantis -, a Academia Sueca concedeu o Nobel à Morrison em 8 de outubro de 1993. Além de escritora, a estadunidense também era professora universitária em Princeton e conquistou a crítica internacional com o livro “Song of Solomon”, de 1977. Porém, foi em 1988 que Morrison conquistou o Prêmio Pulitzer de Ficção pelo livro “Beloved” (Amada). A obra conta a história de um homem escravizado fugitivo que, quando capturado, decidiu cortar a garganta de sua filha para que ela não crescesse na escravidão.
1998 – José Saramago ganha o Nobel de Literatura em língua portuguesa
No dia 08 de outubro de 1998, o escritor português José Saramago recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em língua portuguesa. Nascido na província de Ribatejo, o escritor começou a a sua carreira em 1947, com o livro “Terra do Pecado”, e ao longo de sua carreira escreveu 20 romances e diversos outros contos, crônicas, poesias e peças de teatro. O seu primeiro grande sucesso veio em 1980 com o livro “Levantando do Chão”, porém, a sua obra de maior reconhecimento é “Ensaio Sobre a Cegueira”, de 1995. Saramago foi a primeira pessoa a receber um Nobel de Literatura em língua portuguesa da Academia Sueca.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia do Nordestino
Aniversariantes Hoje na História
Duda Beat: 37 anos, é uma cantora brasileira. Natural de Recife, Duda iniciou a sua carreira em 2018 com o seu álbum “Sinto Muito”, eleito um dos 10 melhores discos do ano pela Rolling Stone Brasil.
Bruno Mars: 39 anos, é uma cantor estadunidense. Mars conquistou a indústria da música em 2010, com o lançamento da música “Billionare”, em parceria com o cantor Travie McCoy, e o primeiro single de seu álbum de estreia, “Just The Way You Are”.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.