O Hoje na História traz nesta quinta-feira (10), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 10 de outubro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 2005, quando a política Angela Merkel foi eleita a primeira-ministra da Alemanha.
No dia 10 de outubro de 2005, Angela Merkel se tornou a primeira-ministra da Alemanha. As eleições que concorreu foi marcada por um impasse eleitoral, visto que tanto Merkel e o seu opositor do Partido Social-Democrata (SPD) declararam vitória ao fim das apurações. Com isso, ambos os políticos e partidos realizaram uma reunião e Merkel foi escolhida para o cargo, sendo a primeira mulher a ocupá-lo. Ela foi oficializada como chanceler pelo Parlamento alemão no dia 22 de novembro do mesmo ano.
0732 – Começa a Batalha de Tours, impedindo a expansão islâmica no Ocidente
A Batalha de Tours, foi um confronto entre os francos, liderados por Carlos Martel, e os muçulmanos do Império Omíada, em 10 de outubro de 0732. A vitória franca, obtida perto da cidade francesa de Tours, impediu a expansão islâmica para o norte da Península Ibérica e para o restante da Europa. Historicamente, este evento é considerado o marco fundamental na preservação do cristianismo no Ocidente e na contenção do avanço muçulmano. A morte de Al Gafiki, comandante do exército muçulmano, e a consequente derrota das forças de Gafiki marcaram o fim de uma era de expansão islâmica sob um califado unificado.
1911 – A Revolução de Xinhai é travada na China
A primeira batalha da rebelião popular contra a última dinastia imperial chinesa, a Disnastia Qing, ocorreu em 10 de outubro de 1911. Conhecida como ‘Revolução de Xinhai’ – que significa “quarenta e oito” de acordo com o ciclo sexagesimal do calendário agrícola chinês tradicional -, tinha como objetivo destituir a monarquia milenar e instituir uma república com ideais democráticos. Como resultado, o Imperador Puvi abdicou ao trono no ano seguinte, no dia 12 de fevereiro. Até hoje, a revolução é celebrada no dia 10 de outubro pela população da China, Macau e Hong Kong.
2004 – Morre Christopher Reeve, o Superman dos cinemas
Christopher Reeve, o icônico Superman dos anos 1970, faleceu em 10 de outubro de 2004, aos 52 anos. O ator começou a sua carreira em peças da Broadway e foi o escolhido entre 200 atores para representar o protagonista do filme “Superman” de Richard Donner. Além da atuação, Reeve se dedicava ao hipismo e em 1995 sofreu um acidente em uma competição e ficou tetraplégico ao cair do seu cavalo e quebrar o pescoço. Após a paralisia, o artista continuou trabalhando como ator, diretor, escritor e ativista pelas pesquisas sobre medula óssea e pelas pessoas com lesões na medula espinhal.
2005 – Angela Merkel é eleita primeira-ministra da Alemanha
Angela Merkel se tornou a primeira-ministra da Alemanha, em 10 de outubro de 2005. As eleições que concorreu foi marcada por um impasse eleitoral, visto que tanto Merkel, quanto o seu opositor do Partido Social-Democrata (SPD) declararam vitória ao fim das apurações. Com isso, ambos os políticos e partidos realizaram uma reunião e Merkel foi escolhida para o cargo, sendo a primeira mulher a ocupá-lo, enquanto o SPD assumiu metade dos assentos do gabinete. Ela foi oficializada como chanceler pelo Parlamento alemão no dia 22 de novembro do mesmo ano e seguiu no posto por mais dois mandados seguidos.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia Mundial da Saúde Mental
Aniversariantes Hoje na História
Miguel Falabella: 68 anos, é um ator e diretor brasileiro. Conhecido em todo o país pelo seriado “Sai de Baixo”, Falabella também foi o responsável pela autoria de diversas novelas e séries da Rede Globo, como “A Lua Me Disse”, “Toma Lá Dá Cá”, “Aquele Beijo”, “Pé na Cova”, entre outras.
Lali Espósito: 33 anos, é uma cantora e atriz argentina. Presente na televisão argentina desde a infância, Lali participou de diversas novelas infantojuvenis, como “Chiquititas” e “Quase Anjos”. Atualmente, ela se dedica a sua carreira musical e já lançou cinco álbuns de estúdio.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.