Search
[adsforwp-group id="156022"]
POLÍCIA

Operação Dinastia prende 29 suspeitos e apreende 18 veículos no combate ao crime organizado no RS

Ação mobilizou 340 agentes em 180 mandados, desmantelando esquema de tráfico de drogas e crimes cibernéticos
Operação Dinastia prende 29 suspeitos e apreende 18 veículos no combate ao crime organizado no RS
Operação Dinastia prende 29 suspeitos e apreende 18 veículos no combate ao crime organizado no RS . Foto: Divulgação

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (18), a Operação Dinastia, sob coordenação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas de Santa Maria (Draco-SM). A operação visa combater crimes como tráfico de drogas, organização criminosa, crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro em diversas cidades do interior, litoral norte e na região do Vale dos Sinos, além de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Ao todo, 340 policiais participaram da ação, cumprindo 180 ordens judiciais.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A operação é fruto de uma investigação iniciada em outubro de 2023, que revelou a atuação de uma organização criminosa com cerca de 40 membros, estruturada de forma empresarial. O grupo estaria envolvido em diversas atividades ilícitas, incluindo tráfico de drogas e armas, além de crimes cibernéticos e lavagem de capitais, com movimentações financeiras que chegam a R$ 20 milhões.

As medidas cautelares foram cumpridas em cidades como Santa Maria, Porto Alegre, São Leopoldo, Imbé, Taquara, Estância Velha, Tramandaí, e outras localidades do Rio Grande do Sul, além de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O trabalho coordenado pelo delegado André Diefenbach se concentrou em desarticular os principais operadores financeiros e logísticos da organização.

Até o momento, a Operação Dinastia resultou na prisão de 29 suspeitos e na apreensão de 18 veículos e oito armas. O volume de bens apreendidos reforça a importância da operação, que teve como foco desmantelar a estrutura financeira da organização criminosa. A Polícia Civil continuará com as investigações para identificar outros envolvidos e aprofundar as ligações financeiras da organização, garantindo a interrupção de suas atividades ilícitas em todo o Estado.

Foto: Divulgação

Combate ao crime organizado

A Polícia Civil atende através dos contatos 181 – Disque Denúncia e 197 – Plantão de Emergências. As ocorrências são registradas de forma anônima.

Tags: Polícia, Polícia Civil, santa maria