Após mais de cinco meses, o aeroporto Salgado Filho voltou a receber pouso de um avião durante esta sexta-feira em Porto Alegre. Por volta das 9h40min, tocou a pista do maior terminal aeroportuário a aeronave que trouxe os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, para a cerimônia oficial de reabertura.
“Nós estamos reabrindo este aeroporto muito antes do que muitas pessoas imaginavam. O recomeço é a demonstração de que, com união, reconstrução, determinação e trabalho, não existe desafio que não possa ser superado. E o trabalho de reconstrução não fica por aqui”, indicou Pimenta.
O evento de reinauguração é simbólico. A reabertura comercial ocorre na próxima segunda-feira (21), com a volta do público e dos voos regulares — o primeiro avião de companhia aérea, da Azul, chegará às 8h10min, vindo de Campinas (SP).
Inicialmente, serão liberados 1.730 metros da pista, com 71 voos diários e nove mil passageiros estimados no local, vindos dos terminais de Congonhas, Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, Galeão, no Rio de Janeiro, e Brasília. Já em 21 de dezembro, deverá ser liberada a pista completa, de 3.200 metros, com a retomada dos voos internacionais. Por ora, o trecho a ser liberado ainda está em reparos.
A Base Aérea de Canoas, que foi incluída na malha aérea emergencial instituída com o fechamento do aeroporto Salgado Filho, vem operando, diariamente, até 26 voos de partida e chegada, atendendo aproximadamente 4,5 mil passageiros. A operação comercial no local será encerrada a partir da retomada comercial do aeroporto da Capital
Já o restabelecimento total da capacidade do Salgado Filho ocorrerá em 16 de dezembro, quando os voos internacionais também retornarão ao terminal.
“Trabalhamos desde o dia 2 de maio para mitigar os impactos causados pela enchente e salvar o que fosse possível dentro da nossa infraestrutura. Desde o começo, uma força tarefa foi montada para defender e proteger o que fosse possível. De maneira inédita, conseguimos desenvolver uma parceria com a Força Aérea para possibilitar voos na Base Aérea de Canoas, e, de maneira mais inédita ainda, montamos um terminal no ParkShopping Canoas”, destacou CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal
Com a reabertura do Salgado Filho, a procura por voos e a ocupação de hotéis nas cidades gaúchas devem dobrar. A previsão é que o setor de turismo passe a operar em sua capacidade máxima até o final do primeiro trimestre de 2025.
“Com a retomada dos voos a partir de segunda-feira, eu não tenho dúvida de que isso será fundamental para retomar e ativar efetivamente a economia do estado. Um estado que representa mais de 11 milhões de habitantes. Sabemos o que o aeroporto representa para o PIB do Rio Grande do Sul, para o turismo de negócios, para o turismo de lazer e para o escoamento do transporte de cargas. Com a retomada do aeroporto, nos próximos três meses, vamos ativar ainda mais a recuperação da economia”, lembrou Costa Filho.
Representando o governo do estado, o vice-governador Gabriel Souza destacou a União dos poderes na reconstrução do Salgado Filho
“Esta é uma entrega histórica e fundamental para nossa reconstrução. É um símbolo do desenvolvimento da economia, da pujança deste estado, e fere a nossa autoestima quando o vemos fechado. O governo do Estado fez sua parte, apoiando e ajudando nas interlocuções junto ao governo federal, mas também ouvindo as demandas da concessionária”, salientou ele.
Embarque e desembarque do Salgado Filho
O check in seguirá na área internacional. O embarque será realizado no local de voos domésticos, no terceiro piso. Já o desembarque volta ao local oficial, no primeiro piso. Os horários para esses procedimentos voltarão a ficar sob responsabilidades das companhias aéreas a partir de segunda-feira (21).
Hoje, com o embarque e desembarque realizado no Salgado Filho e voos saindo da Base Aérea de Canoas, passageiros precisam se apresentar no aeroporto três horas antes do voo. Isso ocorre, principalmente, pelo fato de o translado entre os dois locais ser realizado via ônibus. Sem essa necessidade, os horários para check in e procedimentos antes de entrar na aeronave voltam a ficar centralizados nas empresas aéreas.
Na parte de operações comerciais, 70% dos lojistas que existiam antes da enchente já estão prontos para operar. Além disso, esses serviços terão incremento nas próximas semanas, segundo a Fraport
Serviço
Fique atento
Período de antecedência de chegada ao aeroporto: siga a orientação da companhia aérea;
Check in: seguirá na área internacional;
Embarque: terceiro piso;
Desembarque: primeiro piso;
Horários para pousos e decolagens: 8h às 22h;
Acesso ao terminal: ficará aberto 24h diariamente;
Estacionamentos: estarão funcionando normalmente