Search

Criminosos utilizam WhatsApp de camaquenses com intuito de cometer estelionato

Uma nova modalidade de golpe causou ao menos três vítimas em Camaquã, que tiveram seus aplicativos de WhatsApp clonados. Criminosos utilizavam a ferramenta para solicitar empréstimos financeiros aos contatos das vítimas.

Nesta terça-feira (23), os camaquenses receberam ligação telefônica do número 088-993253382, de pessoas se identificando como sendo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Na ligação, os estelionatários afirmavam que seria necessária a realização de atualização dos aplicativos, e que para isso, seria necessário que os proprietários do celular informassem um código que seria enviado via mensagem. Após o envio da mensagem aos supostos atendentes, seria necessário que a vítima permanecesse por 45 minutos sem mexer no aparelho, até concluir a suposta atualização.

Passado o período solicitado pelos golpistas, as vítimas perceberam que alguém estaria se passando por elas e enviando mensagens para os seus contatos, pedindo que lhe emprestassem dinheiro, depositando os valores em uma conta bancária desconhecida das vítimas.

Até a noite desta terça-feira, quando o fato foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), não haviam comunicações e contatos do WhatsApp das vítimas que tenham depositado qualquer valor.