Search
[adsforwp-group id="156022"]
CULTURA

Hoje na História – 20 de Outubro – Cantora Madonna lança o polêmico álbum Erótica

Confira os fatos que marcaram o hoje na história
Hoje na História – 20 de Outubro – Cantora Madonna lança o polêmico álbum Erótica
Hoje na História – 20 de Outubro – Cantora Madonna lança o polêmico álbum Erótica. Foto: Creative Commons

1904 – Chile e Bolívia assinam o “Tratado de Paz e Amizade”, delimitando a fronteira entre os dois países. O Tratado de Paz e Amizade entre o Chile e a Bolívia foi assinado em Santiago do Chile com a finalidade de delimitar a fronteira Bolívia-Chile através de 96 pontos específicos entre Cerro Zapaleri e Cerro Chipe e regulamentar as relações entre os dois países 20 anos após o fim da Guerra do Pacífico.

 

1947 – O Brasil rompe relações com a União Soviética. O estopim para o rompimento foi um incidente que envolveu o segundo secretário da embaixada brasileira em Moscou. O diplomata foi detido no hotel onde a embaixada funcionava provisoriamente, acusado de causar arruaça quando estaria embriagado. Os brasileiros acusaram os soviéticos de terem planejado a confusão. As relações diplomáticas entre os países só foram restabelecidas durante o Governo Jânio Quadros em 1961.

 

1973 – Após 15 anos, Ópera de Sidney, na Austrália, era inaugurada – A estrutura que custou US$ 80 milhões, projetada pelo arquiteto dinamarquês Jørn Utzon, foi financiada com os lucros das loterias da Opera House. A construção, com suas conchas em formas geométricas, é um dos símbolos da Austrália. O local contém amplos auditórios e recebe, aproximadamente, três mil eventos por ano para um público de cerca de dois milhões de pessoas. A primeira apresentação no complexo foi a produção de Ópera Australiana “Guerra e Paz”, de Sergei Prokofiev.

 

1974 – A peça de teatro “Calabar: o Elogio da Traição”, de Chico Buarque e Ruy Guerra, é proibida pela Censura da Ditadura Militar. Escrita por Ruy Guerra e Chico Buarque, a peça recupera a saga histórica das invasões holandesas do século XVII. Domingos Fernandes Calabar (1600-1635), o protagonista, posiciona-se a favor da Holanda, o país invasor, contra os colonizadores portugueses. A censura da ditadura militar enxergou na montagem um alto teor subversivo, por acreditar que o texto atentava contra os bons costumes e, principalmente, promovia uma inversão dos valores da história do Brasil ao mostrar um traidor como salvador da pátria.

 

1990 – Entrava no ar a MTV Brasil – A emissora, pioneira na exibição de videoclipes, ficou no ar até setembro de 2013. Hoje, a MTV é composta por material internacional, complementado por conteúdos locais. No começo da década de 2010, era considerada a maior rede jovem e a sétima maior rede de televisão do Brasil, sendo considerada como a quinta emissora de TV mais admirada do país. Além disso, MTV Brasil foi a primeira TV segmentada do país dedicada ao público jovem, além de ter sido a primeira emissora de TV brasileira a transmitir a sua programação 24 horas por dia (sem ficar fora do ar na madrugada).

 

1991 – Ayrton Senna conquistava o tricampeonato mundial de Fórmula 1 – o ídolo Ayrton Senna tornava realidade o sonho do tricampeonato mundial de Fórmula 1 ao terminar na segunda colocação o GP de Suzuka. O circuito japonês, por sinal, foi palco de todos os títulos do piloto: 1988, 1990 e 1991. Para levar o tri, Senna precisava evitar a vitória do inglês Nigel Mansell. Na segunda posição, segurou Mansell, que estava em terceiro. Sob pressão, o inglês perdeu o controle do carro, tentou ultrapassar Senna e foi para a brita. Melhor para o brasileiro que comemorou o seu terceiro título mundial e consagrava o ano de 1991 como o melhor da sua carreira.

 

1992 – Símbolo sexual dos anos 1980 e 1990, a cantora Madonna lançava o polêmico álbum Erótica, o quinto de sua carreira. O disco foi seguido pela publicação do livro “Sex”, ambos lançados pela Maverick Records, empresa da própria artista. Erótica foi bem recebido pela crítica, apontado como um dos discos mais ambiciosos de Madonna. Ao todo, o disco vendeu mais de seis milhões de cópias em todo o mundo.

 

2015 – Morria, aos 80 anos, Yoná Magalhães. A atriz carioca iniciou a carreira artística na Rádio Tupi e depois estrelou diversas novelas de sucesso, com destaque para Roque Santeiro, de Dias Gomes e Aguinaldo Silva.

 

Que dia é hoje na história?

  • Dia do Poeta
  • Dia do Arquivista
  • Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
  • Dia Mundial da Osteoporose
  • Dia Mundial da Estatística

Tags: hoje na historia, madonna