Search
[adsforwp-group id="156022"]
ALERTA

Semana começa com alerta para formação de ciclone extratropical no sul do Brasil

Fenômeno deve se formar entre quarta e quinta-feira, com rajadas acima de 100 km/h e forte, segundo a MetSul Meteorologia
Semana começa com alerta para formação de ciclone extratropical no sul do Brasil
Semana começa com alerta para formação de ciclone extratropical no sul do Brasill. Foto: Reprodução/Metsul Meteorologia

A semana inicia com um alerta para a atuação de um ciclone extratropical no sul do Brasil. Conforme a MetSul Meteorologia, o fenômeno climático deve ser formar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul entre quarta e quinta-feira, o que pode trazer vento intenso e onda de tempestades com temporais fortes a severos.

O ciclone vai atuar no Oceano Atlântico, mas a sua história começará no Pacífico. Na terça-feira (22), com a atuação de uma baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera (em Meteorologia conhecida como baixa fria), as primeiras tempestades vão atingir as províncias do Oeste da Argentina.

Entre quarta e quinta-feira, 24 e 25 de outubro, espera-se uma acentuada queda da pressão atmosférica sobre o norte da Argentina e a formação de uma frente fria. Com isto, aumenta a tendência das condições para pancadas de chuva e temporais, com ventos de 100 km/hora.

Foto: Reprodução/MetSul Meteorologia

O que é um ciclone extratropical?

Um ciclone extratropical é um centro de baixa pressão atmosférica onde o vento circula no sentido do ponteiro do relógio (horário) no Hemisfério Sul. Os ciclones extratropicais são gerados por grande contraste térmico entre massas de ar. Uma grande área com pressão baixa favorece a elevação do ar formando nuvens de grande desenvolvimento vertical com potencial para chuva volumosa e vento forte com rajadas muitas vezes fortes a intensas acima de 100 km/h no seu centro.

Confira o aviso meteorológico sobre o ciclone pela meteorologista Estael Sias

Fonte: MetSul Meteorologia

Tags: Ciclone, Ciclone Extratropical, Metsul