O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas e ventos fortes em diversas regiões do Rio Grande do Sul. O aviso, válido até as 10h desta terça-feira (5), abrange as regiões de Missões, Noroeste, parte do Norte, Região Central, Vales, Fronteira Oeste e parte do Sul.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
De acordo com o Inmet, a previsão é de chuva acumulada de até 50 milímetros por dia, acompanhada de ventos que podem chegar a 60 quilômetros por hora. As condições climáticas adversas podem causar diversos transtornos, como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Recomendações conforme o alerta no Inmet:
Diante do alerta, a Defesa Civil recomenda à população que tome algumas precauções:
- Evitar se abrigar sob árvores: Durante as rajadas de vento, é importante evitar se abrigar sob árvores, devido ao risco de queda de galhos.
- Não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada: Para evitar choques elétricos, é recomendado não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante a tempestade.
- Acompanhar as informações: A população deve acompanhar as informações divulgadas pelos órgãos de defesa civil e meteorologia.
Causas do fenômeno:
A Climatempo explica que a instabilidade é causada pela circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera e pela atuação de uma baixa pressão no Paraguai. Além disso, ventos em baixos níveis atmosféricos aumentam o fluxo de umidade no Centro do país.
Com a passagem afastada de uma frente fria no oceano, na altura do Rio Grande do Sul, o ar quente e úmido favorece a formação de instabilidades, especialmente entre a Fronteira Oeste e o Sul do Estado.