Search
[adsforwp-group id="156022"]
Economia

INSS antecipa 13º salário para novos beneficiários

Entenda como funciona o recebimento neste ano
Prova de vida: quais são as regras vigentes em 2024 - INSS - 13º salário
Foto: Valério Weege / Acústica FM

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a antecipação do 13º salário para os beneficiários que iniciaram o recebimento de aposentadoria, pensão ou auxílio a partir de junho de 2024. A medida, que já havia sido adotada em anos anteriores como forma de injetar recursos na economia, beneficiará mais de 1 milhão de pessoas.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Como funciona o pagamento do 13º salário do INSS?

Os novos beneficiários receberão o 13º salário em uma única parcela, sem a necessidade de aguardar a tradicional divisão em duas parcelas. O pagamento será realizado entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro, após a quitação da primeira parcela do benefício para a maioria dos segurados.

Calendário de pagamento:

  • Beneficiários com até um salário mínimo: O pagamento será realizado entre os últimos cinco dias úteis de novembro e os primeiros dias úteis de dezembro.
  • Beneficiários com valores acima do piso nacional: Os pagamentos para este grupo serão feitos nos primeiros dias úteis de dezembro.

Como consultar o pagamento?

Os beneficiários podem consultar a liberação através do aplicativo Meu INSS, disponível para smartphones e tablets, ou pelo site Meu INSS. Quem não tem acesso à internet pode ligar para o número 135 e obter informações sobre a liberação do pagamento.

Impacto da medida

A antecipação para os novos beneficiários representa uma injeção de mais de R$ 1,3 bilhão na economia, segundo estimativas. A medida visa estimular o consumo e auxiliar na recuperação econômica.

Entenda a medida:

A antecipação para os segurados foi introduzida como medida emergencial em 2020, durante a pandemia de Covid-19. Nos últimos anos, a antecipação ocorreu nos meses de maio e junho, ao invés dos tradicionais pagamentos de agosto e dezembro.

Tags: 13º salário, Brasil, Economia, INSS