O Diretor de meio ambiente da Portos RS, Henrique Horn Ilha, falou em entrevista nesta quarta-feira (13), sobre a importância das hidrovias gaúchas e os novos recursos para a sua melhoria. Ele destacou a necessidade de dragagens anuais para manter a navegabilidade dos rios e lagoas, especialmente no Canal de Rio Grande, que movimenta cerca de 40 milhões de toneladas por ano.
A Portos RS recebeu 730 milhões de reais do Funrigs para recuperar os danos causados pelas enchentes nas hidrovias, incluindo o assoreamento e a perda da geometria dos canais. Esse investimento irá garantir a navegabilidade por um período mais longo, com a recuperação do canal de Rio Grande para 15 metros de calado, e a melhoria da hidrovia em geral.
A empresa está se estruturando financeiramente para um ajuste de tarifa, visando garantir a sustentabilidade das dragagens e a manutenção dos canais. A hidrovia é uma alternativa importante para o transporte de cargas e turismo, oferecendo uma pegada de carbono menor e custos mais baixos em comparação com o transporte rodoviário.
A Portos RS e a Secretaria de Transportes estão trabalhando para a revitalização da Lagoa dos Patos, com foco no turismo náutico e na melhoria dos acessos às áreas de pesca. A empresa trabalha para que as contratações dos serviços de dragagem dos trechos mais atingidos (Itapuã, Pedras Brancas, Feitoria, Leitão e Furadinho) sejam realizadas de forma imediata. Na sequência, os demais canais receberão os serviços de dragagem.